Importância da temperatura nos transdutores de pressão

Importância da temperatura nos transdutores de pressãoA temperatura é uma consideração importante no desempenho dos transdutores de pressão, dispositivos que servem para medir a pressão invasiva. O transdutor de pressão recebe pressão mecânica sobre a sua superfície e transforma em um sinal elétrico. A mudança nas temperaturas pode expandir ou contrair diversos materiais em ritmos diferentes, o que cria tensões residuais na estrutura do transdutor. Estas tensões podem alterar a saída do transdutor, alterando sua geometria, propriedades mecânicas e características elétricas. Enquanto os fabricantes de transdutores de pressão têm um grande cuidado na seleção de materiais, essas mudanças são inevitáveis. Mas o transdutor compensa estas mudanças em uma variedade de formas – em geral, através de ajuste do circuito elétrico do transdutor de saída.

Muitas características tais como a linearidade, histerese e repetibilidade ajudam a determinar a precisão da medição de um transdutor de pressão elétrico, pneumático ou transdutor mecânico. Transdutores de pressão industriais são especificados para ter uma faixa de temperatura compensada. Nesta faixa de temperatura, o transdutor funcionará dentro das especificações exigidas, até porque eles também têm uma faixa de temperatura operacional. Os transdutores são equipamentos que desempenham suas funções dentro deste intervalo, mas um erro operacional provavelmente ultrapassaria as especificações requeridas.

Por exemplo, a escala típica de um transdutor de compensação pode ser de 30 ° a 130 ° F (1 ° a 54 ° C), enquanto a sua faixa de operação seria tão grande como 60 ° a 200 ° F (51 ° a 93 ° C). Os transdutores de pressão são os componentes mais vulneráveis a danos por picos ou vazão de pressão. Transdutores com resposta muito mais rápida reagem aos picos e podem mostrar sinais de terem sofrido excesso de pressão. O fluxo errático de líquidos, comum em sistemas que geram pontos, reduz a eficiência e acelera o desgaste nas portas de válvula e selos dos transdutores industriais de pressão.

É importante perceber que as especificações de desempenho dos fabricantes de transdutor referem-se à temperatura ambiente – ou seja, a temperatura do ar ao redor da caixa externa do transdutor. Os usuários também devem estar cientes a esse fato, porque pode ter um efeito significativo sobre a temperatura real de operação do transdutor e, portanto, o seu desempenho.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password