Na fabricação de alimentos e bebidas em todo o mundo, as plantas de processamento industriais devem ser capazes de medir constantemente o fluxo de ingredientes utilizados. Existe também a necessidade de monitorar o fluxo de outros elementos a serem utilizado durante o processo de fabricação, tais como água, óleo e álcool. Por isso, o uso do medidor de fluxo na indústria de alimentos e bebidas é tão essencial na indústria de alimentos, especialmente em países da Europa e no Reino Unido.

Os medidores de vazão de fluxo são instrumentos usados para medir massas lineares ou não-lineares, ou taxas de fluxo volumétrico de líquidos e gases. Naturalmente, existem diversos tipos de medidores de fluxo industriais produzidos por fabricantes especializadas e altamente capacitados, como no caso Siemens, que produz medidores de fluxos de sólidos. Ao decidir sobre o instrumento adequado de medição de fluxo é preciso levar e conta diversos fatores importantes. Apenas alguns destes tipos de medidores de fluxo incluem o tipo de líquido ou fluido precisa ser monitorado. Também é necessário verificar a temperatura e a pressão presentes no líquido e qual o tipo de medição de vazão será exigido a partir do dispositivo medidor de fluxo.

Os medidores de vazão podem ser invasivos ou não-invasivos. Isso significa que alguns dispositivos podem ser instalados dentro do tubo que recebe os fluxos líquidos ou gases invasivos, ou serem fixados na parte externa do tubo, de modo não-invasivo. Como mencionado acima, a localização do medidor de vazão dentro de tubulações ou na parte externa depende inteiramente do tipo de líquido ou gás, além de uma série de outros fatores.

Para este artigo iremos observar mais atentamente os medidores de vazão que trabalham no exterior da tubulação e que não precisam ser inseridos nos tubos. Estes suprimentos são do tipo ultra-som e podem facilmente monitorar toda uma gama de informações sobre o gás ou líquido flui através do tubo e fora dele.

Na fabricação e processamento de alimentos e bebidas, o fornecimento de água potável é essencial. Água quente e água fria, por exemplo, são vitais em um grande número de processos de manufatura é agora também é produto extremamente caro, com um conseqüente aumento na necessidade de medição eficaz. Daí a exigência crescente de tecnologia ultra-sônica em medidores de fluxo. Os medidores de vazão ultra-sônicos podem ser utilizados nas instalações de processamento de forma eficiente para medição de dados, tais como consumo de água, avaliação do resfriamento dos chillers, teste de linha de fluxo e de checagens de calibração e avaliação do funcionamento de bombas.

Uma das principais vantagens do uso de dispositivos medidores ultra-sônicos de fluxo é que eles são não-invasivos. As empresas e, especialmente os engenheiros, também podem aproveitar os modelos de medidores de vazão ultra-sônicos portáteis que podem ser transportados e levados para todos os locais dentro da planta de processamento sem nenhuma dificuldade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais