Medidores de vazão ultrassônicos na indústria navalOs medidores de vazão ultrassônicos são equipamentos de controle e medição importantes na indústria naval porque contribuem para uma maior eficiência do combustível dos navios, o que proporciona menos necessidade de manutenção constante nos sistemas das embarcações. Os sistemas de fluido de navios de médio e grande portes são muitas vezes complexos, com muitos quilômetros de tubos de alimentação para passagem de uma variedade de líquidos a diferentes áreas do navio. Manter e controlar os fluxos, em tese, pode ser um processo difícil e demorado.

Durante o comissionamento final de um navio, itens como combustível, óleo, água, fluido de refrigeração e sistemas de combate a incêndios devem ser testados e comprovados. Além disso, todas essas condutas devem ser testadas e verificadas em uma base regular uma vez que o navio está em serviço. A medição de vazão desses fluidos pode ser difícil, especialmente porque a integridade da tubulação deve ser mantida e o acesso às condutas nem sempre é fácil.

Os variados tipos de medidores de vazão podem fornecer uma solução para as aplicações descritas. O medidor de vazão ultrassônico industrial é uma ferramenta ideal para a verificação in loco e manutenção em combustível, óleo, refrigeração e linhas de água. Além disso, todos os modelos de medidores de vazão disponíveis hoje desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e nos testes de sistemas de extinção de incêndios dos navios modernos.

Além do custo efetivo do comissionamento e da manutenção dos navios na indústria naval, a melhoria da eficiência energética é outro tema que ganhou maior importância nos últimos anos. A fim de reduzir os custos operacionais dos navios, as empresas de transporte marítimo se aproveitam da instalação de medidores de vazão ultrassônicos para o monitoramento contínuo de combustível e do óleo nas casas das máquinas.

As principais vantagens dos medidores são a instalação rápida, fácil e com ótimo custo-benefício; é aplicável em tubulações de diversos materiais, diâmetros e líquidos e medições contínuas de combustível e óleo em salas de máquinas. Muitas fabricantes de medidores de vazão, como a Incontrol, a Tecnovip, a Vortex, a Nivitec e a Digitrol, produzem medidores de vazão ultrassônicos, medidores de vazão tipo turbina, eletromagnéticos, magnéticos, medidores de vazão de água, de ar, pneumáticos, entre outros.

Antes de adquirir qualquer um desses produtos, é preciso verificar qual o tipo de demanda e se o equipamento é adequado para atender às necessidades específicas dos navios. O medidor de vazão ultrassônico da marca Nivitec, por exemplo, pode ser usado com diferentes tipos de tubos, faz a medição sem contato físico com o meio em que está instalado, é de fácil configuração, possui as versões fixa e portátil e pode ser aplicado em sistemas de osmose reversa e em filtragem e produção de água pura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos