Alimentadores vibratórios na indústriaUm alimentador vibratório é uma máquina versátil que vibra e permite que os materiais sejam transportados soltos ou transferidos ao longo de uma calha, tela ou tubo. Um conjunto padrão de vibração de qualquer tipo de alimentador vibratório incorpora uma plataforma resistente, por onde os materiais serão movimentados, e uma unidade de disco que pode ser montada por baixo ou por cima da máquina. A unidade gera uma ação abrangente de vibração introduzida a partir de um motor elétrico. Esta vibração inicia a ação do movimento de materiais a granel, como pós finos, grãos, cacos de vidro, alimentos em grãos ou o carvão, semelhante a uma correia transportadora.

Alimentadores vibratórios possuem um design simples e robusto para garantir otimização no tempo de produção e operações livres de problemas e falhas. A intensidade da vibração é variável e monitorado por um adequado controlar, um dispositivo que garante um fluxo constante e ininterrupto de material em diferentes condições. A ausência da qualquer movimento de peças importantes, tais como rolamentos, excêntricos, cintos e motores é outra grande vantagem e, consequentemente, a manutenção preventiva desses componentes é pouco exigida.

Os alimentadores vibratórios são geralmente classificados em dois grupos e estes grupos são geralmente definidos pela quantidade de materiais a granel que os alimentadores industriais são capazes de transportar. Essas categorias podem variar de acordo com os fabricantes e fornecedores, embora normalmente incluam modelos de alimentadores industriais leves para deslocar materiais a granel de 0,5 até 20 toneladas de carga por hora de capacidade, e também alimentadores vibratórios industriais pesados, que movem de 25 a 6000 toneladas de cargas por hora.

Ao selecionar o tamanho correto de máquinas de alimentação para compra, um dos principais parâmetros necessários a serem avaliados pelas empresas é a densidade do material a ser transportado pelo tipo de alimentador vibratório. A "tabela de densidade” pode ser encontrada em inúmeros sites especializados em produtos e máquinas industriais, além das próprias lojas que comercializam esse tipo de equipamento. Uma vez que a densidade correta é determinada, pode-se calcular o tamanho correto do equipamento de alimentação com base na quantidade de material a ser movido, que deve ser mensurado em 'toneladas por hora’. Para um funcionamento eficiente, é aconselhável que os materiais estejam secos e soltos, embora haja muitos modelos de alimentadores vibratórios adaptados para o trabalho com materiais úmidos e compactados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos