Dicas de segurança em plataformas elevatóriasA plataforma elevatória é um tipo de elevador industrial, um equipamento útil para os trabalhadores da construção civil e para o setor industrial de modo geral, inclusive para eletricistas, pintores e trabalhadores de armazéns logísticos. As plataformas elevatórias elétricas, tipos de plataformas elevatórias mecânicas, manuais, pneumáticas e plataformas elevatórias hidráulicas são muito práticas e convenientes, pois ajudam a elevar cargas a alturas maiores. Mas o uso desse tipo de elevador industrial pode ser perigoso para os funcionários, especialmente quando as normas de segurança não são seguidas. É válido conhecer algumas dicas de segurança em plataformas elevatórias, pois todos os anos, são registrados nas indústrias e empresas logísticas muitos acidentes envolvendo o uso de elevadores e plataformas de elevação por mau uso ou por defeitos nas máquinas.

Antes de colocar em operação as plataformas elevatórias, o trabalhador deve ter em mente todos os procedimentos relacionados ao funcionamento de máquinas de pequeno, médio e grande porte, como os elevadores industriais e plataformas de elevação. Isto inclui desde a leitura adequada dos manuais de instrução de uso do equipamento até e checagem de componentes de segurança, como cintos de proteção e equipamentos de emergência. É aconselhável executar uma inspeção física em todas as partes da máquina e realizar reparos e manutenção preventiva sempre que o equipamento apresentar algum tipo de problema. Verificar também se existem perigos na área onde o elevador será utilizado é uma forma de evitar acidentes e possíveis perigos.

Durante a operação do elevador de plataforma, o operário precisa ter certeza de estar executando suas funções em segurança, ao passo em que também oferece segurança aos demais companheiros de trabalho. Por isso, é de responsabilidade da empresa assegurar ao operador das plataformas elevatórias cursos e treinamentos de manuseio das máquinas e até mesmo de manutenção rápida, caso o trabalhador precise corrigir algum pequeno problema de imediato, e não possa esperar a equipe de manutenção chegar.

É importante que o operador de máquinas como essas sigam as regras estabelecidas pelas normas de regulamentação, que exigem a verificação de todos os controles do equipamento antes de entrar em operação. Algumas medidas de segurança devem ser seguidas, como, por exemplo, colocar o cinto de segurança e vestir roupas de proteção e respeitar a sinalização da área onde a máquina está atuando.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho