A companhia petrolífera BP e a SOCAR, companhia petrolífera estatal da República do Azerbaijão, assinaram acordo de produção de partilha (PSA) para explorar e desenvolver em conjunto a estrutura Shafag-Asiman na bacia de Azeri, no Mar Cáspio. O PSA foi assinado em 07 de outubro em Baku por Rovnag Abdullayev, presidente da SOCAR e Javanshir Rashid, presidente da BP do Azerbaijão, na presença do chefe executivo (CEO) do Grupo BP, Robert Dudley. O acordo definiu os princípios básicos comerciais de exploração feita pelas duas empresas.

"Temos muita esperança no potencial da combinação entre a tecnologia e o conhecimento do Grupo BP com a experiência da BP Azerbaijão e que isso nos levará a novas descobertas na região do Cáspio", acrescentou Dudley.

De acordo com as diretrizes da PSA, a BP será operadora com uma participação de 50%, o restante ficará sob a posse da SOCAR. O bloco fica a 125 km ao sudeste de Baku, e abrange uma área de cerca de 1.100 km ² de extensão nunca antes explorada. O reservatório tem cerca de sete mil metros, em águas com intervalo de profundidade de 650 a 800 metros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás