Uso do adesivo mastique na vedação de juntasO mastique é um tipo de cola adesiva feito de resina pegajosa da aroeira, que cresce na região do Mediterrâneo. Devido à sua natureza pegajosa, esse tipo de adesivo industrial é aproveitado como um agente de ligação e vedação em muitas aplicações comerciais. Alguns tipos de cola mastique são utilizados como adesivos no setor de construção civil e em revestimentos cerâmicos. Dependendo da aplicação, o adesivo está disponível em líquido mais fino, cola grossa ou pastosa.

O mastique adesivo é um tipo de cola que protege as superfícies de juntas de modo provisório e, devido a isso, é um material que requer manutenção de tempos em tempos, ou até mesmo a troca do vedante. É um material brilhante e de cor amarelada, que com o tempo vai perdendo seu brilho. Bastante indicada na vedação elástica de juntas estáticas, o mastique pode se quebrar ou amolecer se exposto a altas temperaturas. Os fabricantes de mastique oferecem uma ampla gama desse tipo de adesivo, entre mastique de silicone, mastique asfáltico ou betuminoso e mastique elástico.

O mastique é produzido com resinas acrílicas que lhe conferem características como impermeabilidade, elasticidade e aderência. Por isso, esse suprimento é ideal para o tratamento de fissuras e trincas e na recuperação de fachadas. Esse adesivo serve para corrigir o trabalho de dutos de aquecimento e em aparelhos de ar condicionado. Isto é devido às suas propriedades resistentes ao calor e à capacidade de vedação, proporcionando uma forte ligação. A cola mastique também pode ser aplicada para reparos de concreto, tijolos ou argamassa. O adesivo para usos industriais é fabricado em forma de um pó fino, misturado à terra para formar uma pasta. É espalhada sobre a área de reparo e deixada para secar.

Mastique adesivo é um adesivo pré-misturado que pode ser aplicados diretamente e deixado para descansar por alguns minutos antes de usar. O produto é aplicado em áreas onde a umidade não é um problema, como no caso de azulejos de cozinha. O mastique também é adequado para revestimentos cerâmicos, contudo, em outros tipos de revestimentos, tais como a porcelana ou o mármore, o mastique não apresenta um bom desempenho por serem materiais de superfícies porosas.

Com o tempo, o adesivo mastique pode se infiltrar na telha e descolorir o material. A telha cerâmica é bastante utilizada em paredes em restaurantes e residências. O mastique funciona bem nessas aplicações, pois cria um vínculo muito forte com a parede. Ele também se solidifica rapidamente, o que é uma vantagem quando se trabalha com projetos verticais, pois reduz a necessidade de levantar e segurar cada telha para secagem.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais