SKF apresenta novo sistema de lubrificação CNA – LMDurante o Technical Press Day promovido pelo Grupo SKF no Hotel Transamérica, ontem (25/10), em São Paulo, foi apresentada a mais nova ferramenta de gestão de lubrificação desenvolvida pela SKF, o CNA – LM (Client Needs Analysis – Lubrication Management),que em português, significa Análise das Necessidades do Cliente – Gestão de Lubrificação. O módulo CNA – LM é um modelo de benchmark com enfoque no gerenciamento dos programas de lubrificação de ativos com o objetivo de reduzir custos e a necessidade de manutenção, melhorar o desempenho dos rolamentos e equipamentos, reduzir os impactos ambientais com base no uso adequado dos lubrificantes.

A integração entre a expertise da SKF em sistemas de lubrificação e a atuação da empresa na gestão de ativos físicos de clientes dos mais diversificados setores industriais permitiu que a SKF desenvolvesse o módulo CNA – LM para identificar pontos de melhoria de desempenho na gestão de lubrificação de ativos. A empresa já contava com módulos de gestão desenvolvidos nos mesmos moldes que a CNA – LM, tais como ab CNA – AM (Análise das Necessidades dos Clientes – Gestão de Ativos - e CNA – ES (Análise das Necessidades do Cliente – Energia e Sustentabilidade. Segundo o gerente de engenharia da SKF, Hilário J. Sinkoc, esse módulo de gestão visa selecionar as melhores práticas de gestão de lubrificação com base em pesquisas, estudos anteriores e de acordo com os níveis de maturidade (gaps) dos rolamentos industriais.

O CNA – LM é uma combinação de ferramenta online aliado ao trabalho de consultoria em campo, feito por profissionais, tais como técnicos e engenheiros experientes, para checar e definir as condições da planta industrial do cliente, coletando dados e informações que servirão de base para os estudos posteriores. Isso significa que, a partir dos resultados observados, é possível definir estratégias e ações para a conquista da eficiência desejada dos equipamentos e rolamentos. Só então, a equipe da SKG reúne diferentes setores e áreas operacionais, equipes de engenharia, de manutenção e de meio ambiente para debater os pontos mais relevantes de sistemas de lubrificação que atendam às expectativas dos clientes e estejam dentro dos padrões de sustentabilidade tão valorizados pelo grupo.

Com base nessa análise, são elaboradas práticas a serem adotadas e comparadas a outras já reconhecidas no mercado, de modo a gerar um benchmark quantitativo de oportunidade de melhoria nos sistemas de gestão de lubrificação. Os principais benefícios da CNA – LM é que essa ferramenta de gestão proporciona uma demanda reduzida de energia para funcionamento dos equipamentos, menores custos operacionais, diminuição do calor gerado por atrito, menos ruídos e corrosão nos rolamentos e equipamentos de um modo geral. “O CNA – LM é importante para melhores práticas de lubrificação para o bom desempenho dos rolamentos.

E também não é preciso parar as operações para manutenção constante, além de aumentar a segurança de operação dos equipamentos, eleva a confiabilidade e a disponibilidade das máquinas e seus componentes e, por consequência, acaba elevando a produção nas plantas industriais”, enfatiza Hilário Sincok. Para companhias com várias plantas, o módulo pode ser aplicado na comparação dos pontos de melhoria dentro de suas organizações e replicar determinados processos e atividades para um retorno financeiro mais rápido. Ao fornecer ferramentas que possibilitem aos clientes identificar onde se encontram as oportunidades de avanços na gestão de lubrificação, a SKF favorece uma potencialização dos resultados financeiros dos seus clientes.

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