Inaugurada em 2009, a SKF Solution Factory é uma das 15 plantas espalhadas por todo o mundo com o intuito de fornecer serviços e soluções desenvolvidas com base em expertises de seus departamentos integrados  e com as demais unidades do grupo, dando todo o suporte aos clientes. O centro de serviços da SKF é um grande diferencial da empresa, sendo o setor responsável pela elaboração de soluções que aumentem a confiabilidade de máquinas, proporcionem melhora de performance de equipamentos e processos produtivos, gerando maior lucratividade para seus clientes e parceiros.

A inauguração da Solution Factory permitiu a condução de inúmeros projetos em variados segmentos, tais como automotivo, papel e celulose, açúcar e álcool e siderurgia, especialmente por ofertar uma ampla gama de serviços. Entre eles, estão a repotencialização de rolamentos, reparos de eixos-árvore, simulação numérica, vedação customizada, engenharia de aplicação, sistemas de lubrificação, diagnóstico remoto, entre outros serviços. No caso da repotencialização dos rolamentos (não é processo de recondicionamento e nem de remanufatura), por exemplo, os rolamentos de até 200 mm de furo são limpos, inspecionados, reparados e voltam para a mesmo máquina de onde foram retirados.

Com isso, as empresas economizam até 40% do preço de um rolamento novo. “A repotencialização do rolamento é um processo que pode ser feito até três ou quatro vezes, sem modificar a estrutura dos componentes. Depois de repotencializado, o rolamento é marcado e colocado em uma embalagem especial, que mostra que ele não é novo, porém, apresenta 100% de capacidade de desempenho como se fosse recém-produzido”, comenta Porciúncula, que ainda completa: “Esse processo também tem um apelo sustentável enorme, já que consome 90% menos de energia em comparação com o gasto de energia na fabricação de um rolamento novo”.

De acordo com o gerente de monitoramento de condições da SKF América Latina, Hamilton Porciúncula, a SKG é um grupo bastante diferenciado no mercado, porque não se mantém focado apenas em fabricar rolamentos e disponibilizá-los no mercado industrial. “Acima de tudo, nossos clientes, bem como a grande maioria das grandes empresas atualmente, não procuram apenas comprar componentes ou produtos puros para suprir as necessidades das máquinas. Eles buscam tecnologia, querem a máquina funcionando. O papel da SKF hoje é fornecer tecnologia e soluções que estejam casadas com o desempenho dos equipamentos dos clientes”, explica Porciúncula.

A integração de expertises e de tecnologias é um fator que chama a atenção no Ixion Solution Factory. É essa integração que permite compartilhar a gestão de conhecimentos, melhorar a lucratividade das empresas parceiras, ao passo que a SKF oferece soluções que gerem impacto positivo nos resultados financeiros de seus clientes, além de racionalizar a cadeia de suprimentos, ao fornecer soluções das cinco plataformas da SKF de modo integrado.

Atualmente, a SKF Brasil, com planta industrial localizada em Cajamar, SP, possui uma área de 2.000 m2. Com 25 funcionários com diferentes especializações, a SKF mantém pelo menos 30 contratos com empresas que “compram equipamentos rodando”, segundo o gerente Hamilton. Entre essas companhias estão a Votorantim, a Gerdau e a Coca-Cola. A SKF disponibiliza de 250 a 260 profissionais que ficam alocados nas instalações dos clientes a fim de fornecer todo o suporte necessário para o bom funcionamento das plantas.

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