Transportadores são usados porque são relativamente fáceis de criar e manter, e à variedade de sistemas de transporte disponíveis permite que eles desempenhem papéis diferentes. Nas unidades de produção com linhas de montagem, um transportador de correia padrão muitas vezes pode ser um método simples de transporte de mercadorias ao longo da linha de produção, uma solução muito mais eficiente do que transporte manual de equipamentos ou materiais para cada estação de produção, um por um. Sistemas de transporte são ainda escolhidos apesar de outros métodos mecanizados ou automatizados de transporte, tais como empilhadeiras, porque eles são muito mais seguros e os trabalhadores não precisam de capacitação para operar os sistemas. Além dos benefícios, custo baixo e economia de trabalho, os transportadores também oferecem flexibilidade personalizável, permitindo a sua utilização em muitas situações.

É importante manter em mente quando se emprega um sistema de transporte, que o movimento contínuo e a operação do sistema podem levar ao desgaste, exigindo a manutenção do sistema. A manutenção pode ser tão simples como a substituição de correias, lubrificação dos eixos, e limpeza de engrenagens. No entanto, a economia feita através de um sistema de transporte cobre geralmente os custos de manutenção.

Tipos de sistemas de transporte:

Numerosos sistemas de transporte são empregados em aplicações standard. Sistemas comuns de transporte automatizados são listados e descritos a seguir:

Correia transportadora. Correias transportadoras são alguns dos tipos mais comuns de sistemas de transporte, consistindo de um cinto de laço de metal ou seções vinculadas de borracha. Eles são encontrados em aplicações como esteiras de bagagem do aeroporto.

Rosca transportadora. Uma rosca transportadora é um parafuso grande que transporta materiais por torneamento. Como o parafuso gira, o material segue a direção da revolução para a área de transporte. Um tipo muito remoto do transporte de parafuso foi o parafuso de Arquimedes, que era usado para transporte de água nas necessidades agrícolas.

Corrente transportadora. Muitas vezes usado na indústria automobilística, um transportador de corrente consiste de uma grande correia em torno de uma polia de duas rodas. O avanço da correia se da com o girar das rodas. A maioria dos transportadores de corrente possui ganchos nos elos na cadeia, para que artigos grandes e pesados possam ser transportados e transferidos para o próximo transportador.

Transportador vibratório. Projetado para transportar itens voláteis ou materiais com escoamento superficial, transportadores vibratórios são inclinados em um ângulo de 45 graus. Esta inclinação permite que o transportador classifique materiais enquanto eles estão sendo transportados.

Transportadores pneumáticos. Um transportador pneumático utiliza ar comprimido ou tubos o vácuo para empurrar itens através de um sistema de tubos ou tubulações. Tubos pneumáticos foram utilizados para enviar mensagens em escritórios antes do advento do e-mail.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos