Muitas organizações em vez de simples fechaduras implantam recursos de segurança e alta tecnologia em suas instalações. Avanços tecnológicos têm permitido a aplicação integrada de sistemas de controle de acesso em locais de alta segurança envolvendo software de segurança do navegador porta base, tempo de vigilância por vídeo digital real e muitos outros recursos, parecendo coisa de cinema.

Sistema de controle de acesso

Sistemas de controle de acesso são programas projetados para permitir a entrada ou a utilização de equipamentos por usuários autorizados e negar todas as outras pessoas a mesma oportunidade. A forma mais simplista seria a de uma porta trancada, mas porque as chaves podem ser perdidas ou mudam de mãos com facilidade é exigida a aplicação de uma medida mais rigorosa. Muitas instalações aderiram às portas de acesso com cartão, com recursos de digitalização. Mas, através da integração de software ou programas navegação básica, a segurança pode ter um controle maior e ter sistemas de auditoria mais acessíveis para monitorar a atividade do prédio.

Por exemplo, certos programas que utilizam sistemas de controle de acesso com cartão-chave podem manter em um registro todos dados de todas as áreas cardadas onde tenham sido utilizado o cartão-chave ou qualquer cartão específico que tenha chave de acesso. Isto ocorre graças a um programa associado a ele, que pode tanto ser um sistema de software dedicado ou um navegador baseado em um programa simples. Ambos são fáceis de usar, mas o sistema baseado em navegador tem a vantagem adicional de estar disponível em vários computadores na mesma rede segura de camada de soquete de rede com o endereço de https (Hypertext Transfer Protocol - Secure) adequado. Para que cada indivíduo possa ser rastreado, cada funcionário que usa um cartão de acesso possui uma sequência de certos números associado ao seu cartão. Podem ser atribuídos diferentes níveis de autoridade de acesso. Se um empregado só deve estar trabalhando em uma área de armazenamento, uma autoridade de acesso de armazenamento pode ser criada, assim, seu cartão-chave vai ser digitalizado para permitir a entrada nas zonas de armazenagem especialmente designada.

Para aumentar a segurança, fusos horários podem ser criados. Isso garante que certas áreas são acessíveis somente em determinados momentos. Pode ser criado um fuso horário especial para teclado se uma determinada área só deve ser acessível nas segundas e terças-feiras, das 9 às 5 horas. Então, somente durante o tempo autorizado poderá ter acesso a essa área específica, e somente com uma devida autorização poderá ter acesso em outros horários.

Aumento na segurança

Sistemas que envolvem chaves de acesso para equipamentos, como computadores, podem ser totalmente integrados com sistemas que utilizam câmeras de segurança, para aumentar a segurança. Como exemplo, imagine que uma pessoa indesejada tenha acesso a um cartão-chave de um funcionário. Ele pode usar este cartão para obter acesso a uma área que não deveria, contudo as câmeras de segurança monitoradas podem gravar a sua aparência e ser usada para ajudar as autoridades que o apreendam e possam processar por transgressão.

Em locais que exigem um nível de segurança mais elevada, monitoramento em tempo real pode auxiliar na localização de pessoas. Novamente, imagine um usuário indesejado tendo acesso ao cartão-chave do empregado. Se usá-lo para ir a um local, com monitoramento em tempo real poderá ser identificado, localizado, e os agentes de segurança podem ser enviados para removê-lo.

Facilidade de uso

Uma característica importante da maioria dos sistemas de controle de acesso seguro é a sua facilidade de uso. Como equipes de segurança podem ter um custo elevado, a maioria dos programas é concebida para fazer todo o acompanhamento que uma equipe realizaria. Esses tipos de programas podem ser executados em desktop padrão, alertando o chefe da segurança de todos os problemas, ao mesmo tempo em que fornece informações que devem ser investigadas.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial