XIII Congresso Brasileiro de EnergiaEntre os dias 09 e 11 de novembro de 2010, a Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - no Rio de Janeiro, recebe o XIII Congresso Brasileiro de Energia, com a finalidade de debater diversos temas pertinentes ao segmento de energia, com destaque maior para o pré-sal e sua importância na economia brasileira, especialmente em um momento em que o assunto assume um lugar de destaque no cenário nacional e também internacional. Os países buscam processos e tecnologias para se tornarem eficientes do ponto de vista energético, seja para atender a demanda mundial crescente de energia sem que isso cause conseqüências negativas ao meio ambiente e também por questões de geopolítica internacional.

Durante o 13º Congresso Brasileiro de Energia, estão programadas mesas redondas para que sejam apresentadas e debatidas diversas questões sobre o tema “energia”, biocombustíveis e fontes renováveis, com exposição de propostas e soluções. Além das mesas redondas, os participantes assistirão a cerca de 200 trabalhos técnicos que serão expostos no sentido de contribuir no desenvolvimento e na implementação de soluções relacionados aos projetos de desenvolvimento energético nacional. Organizado pela Coppe/UFRJ, que este ano comemora 30 anos de seu Programa de Planejamento Energético, o Congresso também promoverá a discussão a cerca da necessidade de assumir programas e tecnologias de energia limpa e renovável que favoreçam a redução do efeito estufa.

No Congresso, alguns palestrantes marcarão presença no evento, como o diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Moss, explanando sobre Fontes Alternativas de Geração de Energia, o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Israel Klabin, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, o secretário-executivo da Comissão Interministerial sobre Mudanças Climáticas, José Dominguez Miguez, o chefe de gabinete da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, o presidente da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas, Xisto Vieira Filho, e o diretor do Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp.

Sobre a Firjan

A FIRJAN, ou Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, é o órgão responsável por representar todas as empresas industriais fluminenses. O Sistema FIRJAN constitui-se de cinco instituições que atuam de modo integrado para desenvolver de forma sustentável as indústrias do Estado do Rio de Janeiro, sendo elas o Serviço Social da Indústria (SESI), o Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Todas essas instituições se distinguem como prestadoras de serviços às empresas, pois são entidades que fomentam ações e incentivos com o intuito de promover, nos planos social, econômico e político, o estado no panorama nacional.

Mais informações:
XIII Congresso Brasileiro de Energia
Data: de 9 a 11 de novembro de 2010
Local: Firjan - Av. Graça Aranha, 1 – 13º Andar – Centro - Rio de Janeiro, RJ
Site: www.ppe.ufrj.br/ppe/academy/congresso/
Organização:
Programa de Planejamento Energético - COPPE/UFRJ
Telefone.: (21) 2562-8760 ou Fax (21) 2562-8777
E-mail: xicbe@ppe.ufrj.br

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia