Sistemas de lubrificação automática para boa manutenção preventivaPraticamente todas as máquinas existentes nas plantas industriais precisam de algum tipo de lubrificação para funcionar corretamente. Normalmente, é da responsabilidade do técnico de manutenção ou operador de máquina lubrificar adequadamente cada ponto e cada componente de um equipamento. Por isso, os sistemas de lubrificação automática são a chave para boa manutenção preventiva, da mesma forma que um bom programa de manutenção preventiva é a base para o aumento da produção, redução do tempo de inatividade e dos custos de reparação.

Um sistema de lubrificação automatizado é uma parte importante de um programa de manutenção preventiva, fator essencial que agraga valor às operacões industriais. Estes sistemas são projetados para reduzir as horas de mão de obra humana gastas na manutenção e na lubrificação manual de equipamentos. Dessa forma, o tempo pode ser empregado de modo efetivo eeficaz em outros projetos de manutenção crítica. As empresas têm descoberto o valor que estes sistemas oferecem e os benefícios que eles proporcionam à toda a planta industrial.

Redução das horas de trabalho

Com a lubrificação manual, a demora pode chegar a até a uma hora até que toda a máquina passe pelo processo de lubrificação. Contudo, com utilização de sistemas de lubrificação automáticos com graxas, óleos sintéticos e mineriais, o tempo é reduzido em um terço, permitindo que o equipamento volte a operar normalmente em pouco tempo.

Redução do consumo de graxa

Os programas de lubrificação automatizados dispendem apenas a quantidade de graxa ou outro tipo de lubrificante necessário para cada ponto, conforme especificado pela máquina e de acordo com os planos de lubrificação, que abrangem todos os ativos da planta, suas características, periodicidade de lubrificação e quantidade correta de lubrificante. Enquanto a bomba lubrifica de forma contínua os componentes dos maquinários, a quantidade de graxa aplicada é muito pequena para cada ciclo de lubrificação.

Lubrificação enquanto a máquina está funcionando

Um sistema automatizado de lubrificação proporciona uma lubrificação consistente em quantidades pequenas e precisas, que sejam aplicadas com frequência. Esta lubrificação consistente em manter um rolamento revestido e protegido contra o desgaste e a contaminação. Por outro lado, a lubrificação manual provoca “inundações”de lubrificantes em rolamentos, causando riscos de contaminação e desgaste prematuro.

Aumento dos níveis de segurança no trabalho

Nem todos os pontos de lubrificação apresentam fácil acesso. A lubrificação manual, normalmente, requer maior esforço por parte do operador ou do técnico responsável para alcançar alturas maiores, chegar a lugares restritos e apertados ou abaixar-se. Se um ponto é difícil de alcançar, então a possibilidade de o técnico de manutenção se acidentar é muito grande. O uso de um sistema automático de lubrificação irá eliminar ou, pelo menor, amenizar bastante os problemas de segurança associados à lubrificação manual.

Redução de custos associados à troca de peças

Se uma máquina apresenta uma falha de rolamento, o custo dos conserto da máquina imensamente maior do que o custo de substituição de peças com problemas. Outros custos a considerar são: perda de produção devido à inatividade, custo de trabalho para reparação, custo do trabalho de produção, prazos não cumpridos e falta de segurança elevada quando há necessidade de reparação total de máquinas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção