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10 dicas para fazer seu negócio de usinagem CNC crescer

Dicas e sugestões que podem ajudar na criação ou expansão de sua empresa CNC de pequeno porte

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Usinagem CNCComeçar um novo negócio pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se o empresário está entrando em um mercado lotado, com grandes concorrentes bem estabelecidos já em vigor. As pequenas oficinas de construções mecânicas do CNC enfrentam obstáculos similares àqueles de outras empresas de pequeno porte, e, têm o mesmo potencial para obtenção de contratos e crescer dentro da indústria, apesar desses obstáculos. Aqui estão algumas dicas e sugestões que podem ajudar na criação ou expansão de sua empresa CNC de pequeno porte:

Desenvolver parcerias: Os primeiro dias podem ser um momento de muita incerteza para muitos proprietários iniciantes de uma empresa de máquinas, pois ainda há várias coisas a serem resolvidas, como as expectativas de volume e listas de clientes. Nestas circunstâncias, as amizades e as conexões de negócios podem ser de grande valia. Solicite aos amigos e contatos para que orientarem seus clientes em sua direção, entre em parcerias, ou simplesmente preste aconselhamento sobre práticas de negócios, contando com as suas conexões atuais podem dar-lhe um útil pontapé inicial.

Máquina CNCAlveje seu segmento de mercado: É geralmente uma boa prática centrar-se sobre os tipos específicos de compradores que comprarão seus produtos na melhor taxa do mercado. Por exemplo, se sua loja é especializada na produção de eixos de engrenagem com um diâmetro de cinco centímetros, tente estabelecer relações com as empresas que compram esse produto a um preço razoável para o seu ciclo de produção e volume de negócios. A segmentação do seu nicho de mercado irá ajudá-lo a fazer o melhor uso da sua especialidade. Um bom exemplo de uma empresa que tem como alvo um nicho de mercado é os sobressalentes da Fanuc. Concentram-se apenas em uma fabricação específica se especializando somente em peças de reposição. Isto provou ser um modelo muito bem sucedido para o que parece ser um mercado limitado. Outro método de marketing é aproveitar, tecnologias emergentes, como a internet e as redes sociais para divulgação de sua empresa para que ela seja vista por indústrias locais ou até mesmo de outras cidades ou de outro pais.

Não se apresse em expandir: Aquisição de máquinas que ainda não são rentáveis ou ampliação de instalações sem o pessoal necessário para manter o crescimento da receita pode atrapalhar a expansão a longo prazo. Em muitos casos, pode ser melhor parar e se concentrar em fazer ganhos constantes ao invés de saltos gigantes para frente, porque mesmo uma empresa pequena com menos de uma dúzia de máquinas ou de empregados pode ainda encontrar ou exceder a média nacional de produtividade.

Diversificar de acordo com a demanda: Embora seja geralmente uma má idéia assumir um trabalho fora das capacidades de sua empresa, novos projetos podem proporcionar resultados eficientes em termos de custos e pode ser uma maneira útil para diversificar suas operações. Se, por exemplo, uma indústria de torneamento tem o treinamento e recursos para realizar uma fresagem rentável ou contrato de fabricação de plástico, o que resulta na diversidade pode ajudar a proporcionar um crescimento sustentável, mesmo durante os períodos em que um setor do mercado está em declínio.

Permanecer aberto à nova tecnologia: Mesmo que uma inovação técnica nova possa ser cara nos termos do treinamento e de instalação inicial, o equipamento desenvolvido recentemente pode ter a longo prazo, efeitos positivos na simplificação de métodos de produção ou fornecendo os meios para realizar tarefas que antes eram consideradas impraticáveis. Nova tecnologia pode, por vezes, ajudar uma empresa a se manter competitiva, principalmente se a inovação notar ganhos generalizados.

Reagir a sua competição: Estar consciente de seus principais concorrentes é uma prática valiosa na maioria das circunstâncias, especialmente em tempos de volatilidade econômica. Por exemplo, as flutuações do mercado podem provocar uma desaceleração na produção comercial, deixando a produção relativamente inalterada (e vice-versa).

Seja flexível em vários processos de estágios: As empresas que combinam a fabricação interna e operações de usinagem podem muitas vezes salvar tempo e dinheiro através da aquisição de equipamentos, que incorporam o trabalho secundário em sua função principal. Por exemplo, usando um laser muitas vezes pode reduzir a necessidade de fabricação de pós-acabamento, como alisamento ou nivelamento de bordas.

Integrar suas operações: Enquanto a integração vertical ou horizontal está fora do alcance de muitas das pequenas empresas CNC, pode ser útil você trazer ao máximo o processo de produção para dentro de sua empresa. Pode ajudar o fluxo de trabalho e, finalmente, melhorar a produção, se racionalizar medidas, tais como a organizar um cronograma de produção em torno da capacidade de uma oficina mecânica ou a prioridade dos trabalhos baseados em seu próprio centro de produção em vez de a disponibilidade de um fornecedor externo.

Crescimento evolutivo iniciado: Em muitos casos, o sucesso do crescimento dos negócios não depende volume de produção, mas aprofundar no processo de fabricação. Pode ser benéfico avaliar os produtos ou serviços fornecidos a seus clientes, e veja se você pode expandir o alcance desses serviços. Por exemplo, se você está produzindo tubos de aço para a sua aquisição, veja se você também pode fornecê-los com os fechos utilizados para unir esses componentes em conjunto. Fixar uns contratos mais caros dentro dos relacionamentos existentes pode ser um método seguro e evolutivo do crescimento.

Adição de valor passo a passo:
Usinagem CNC é essencialmente um processo de várias etapas em que há o potencial para um trabalho de valor acrescentado em cada fase. Conseqüentemente, para expandir o potencial de uma empresa depende da maior parte de quanto daquelas etapas de valor acrescentado pode executar. Uma empresa de pequeno porte que procura se expandir pode avaliar pontos fortes de sua fabricação e aproveitar-se de toda a oportunidade para inserir-se em fase de produção de valor acrescentado. Esta abordagem, juntamente com a integração de serviços e racionalização gradual, pode ser uma valiosa forma de expandir o seu negócio CNC de pequeno porte.

Flávio Saraiva

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