Aker Solutions fecha contrato no BrasilAker Solutions assinou um contrato para projetar, construir e fornecer equipamentos de separação de óleo pesado para um navio FPSO operado pela OSX, criada para atender a demanda de plataformas da OGX, do grupo EBX, pertencente ao empresário Eike Batista, no Brasil. O valor do contrato é de aproximadamente R$ 6,8 milhões.

"Este é um grande avanço para a nossa tecnologia compacta de separação de petróleo pesado. Acreditamos que estamos bem posicionados para negociar mais contratos para a conversão do FPSO, especialmente no mercado brasileiro, que está em franca expansão", salienta Sveen Borre, presidente da Aker Solutions, líder mundial na concepção, construção e instalação de estruturas marítimas, com base na Noruega.

O objetivo do contrato de serviços de ESC (engenharia, suprimento e construção) é oferecer novos equipamentos para as instalações de processamento já existentes, a fim de converter o sistema de processamento atual de óleo leve para o processamento de óleo pesado a bordo do FPSO que vai operar para A OGX, empresa petrolífera com concessão para atuar no campo Waimea, no bloco BM-C-43, na bacia de Campos. O escopo do contrato inclui a concepção, aquisição, fabricação e entrega dos seguintes itens:

- Novo desgaseificador e coalescedor eletrostático compacto (CEC) montados em uma plataforma comum com interligação de tubulação.
- Projeto de modificações nos separadores existentes e, para a segunda etapa, está prevista a entrega de um novo núcleo.
- Novo coalescedor eletrostático 3D.

O trabalho será realizado pela Aker Solutions em suas divisões na Noruega, Canadá e Escócia. A fabricação dos navios será feita em Cingapura. A entrega está prevista para abril de 2011. Já a conversão do FPSO e a administração do projeto do cliente será realizada pela BWO em Cingapura, em nome da empresa OSX, com entrega prevista para maio de 2011. OSX é uma empresa de petróleo e integra as atividades nos setores de estaleiro, fretamento, operação e manutenção de unidades offshore.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás