Durante o programa de rádio semanal Café com o Presidente realizado hoje, 22 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que o Brasil “considera a indústria naval um assunto sério”, assegurando que aproximadamente 82 navios encontram-se em construção no país e mais 150 embarcações estão em fase de planejamento.

Após a inauguração das duas primeiras embarcações, denominadas João Cândido e Celso Furtado, respectivamente, planejadas pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros(Promef), na semana passada foi a vez da inauguração da terceira embarcação, chamada de Sérgio Buarque de Hollanda, evento em que o presidente Lula estava presente.

O presidente Lula também reconheceu que o quarto navio brasileiro, a ser chamado de Zumbi dos Palmares, já deveria ter sido disponibilizado para atividades no mar em 2010, mas, provavelmente, ficará pronto apenas em março de 2011.“O Fundo da Marinha Mercante presume o investimento de R$ 30 bilhões até 2014. Isso só deixa mais evidente que o Brasil está levando a sério sua indústria naval”, disse Lula.

Lula destacou também a necessidade de atender a demanda por navios de transporte a fim de reduzir o déficit de fretes que é considerável. “Temos a necessidade de manter navios nacionais próprios, que transportem a carga produzida por nós, bem como aquela que nós compramos”, ressaltou. “Isso gera muito dinheiro, emprego e conhecimento tecnológico”, finalizou.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás