A versão 2005 do SolidWorks, recém-lançada, oferece capacidades de desenho poderosas, facilidade de uso sem paralelo e uma grande variedade de recursos de produtividade, acelerando a adoção do projeto 3D e o ritmo de produção.

São mais de 250 recursos e melhorias que ajudarão projetistas de máquinas, moldes, produtos ao consumidor, entre outros, a se tornarem mais rápidos, mais precisos e mais produtivos à medida que levam suas inovações ao mercado.

Entre as melhorias, estão: ampla biblioteca de projeto para projetistas de máquinas; a primeira ferramenta de validação de projetos de moldes integrada em um ambiente de modelagem de sólidos; recursos "loft" aprimorados para projetistas de produtos ao consumidor; interfaces de usuário específicas à aplicação; editor integrado para arquivos de AutoCad e um Painel de Tarefas na área de trabalho do SolidWorks para economizar tempo.

Projeto de Máquinas

A novidade do SolidWorks para projetistas de máquinas é uma biblioteca que agrega, em uma conveniente janela na tela, centenas de peças pré-projetadas que estes projetistas usam com mais freqüência. Isto inclui aberturas, ranhuras e anéis de vedação e entalhes de acordo com as especificações da Society of Automotive Engineers (SAE); peças que os próprios usuários criaram; anotações em 2D e blocos; peças do repositório de serviços do SolidWorks 3D ContentCentral e peças em conformidade com o abrangente Machinery's Handbook. Os usuários podem arrastar recursos de uso comum da biblioteca diretamente para seus projetos, em vez de procurar arquivos ou redesenhá-los do zero. Novos recursos de soldagem automaticamente geram listas de corte, determinam cortes meia-esquadria/em ângulo e, pela primeira vez, possibilitam a rápida criação de segmentos em curva.

Projeto de Moldes

Aproveitando o impulso do mercado de software de análise e o sucesso do produto integrado de análise COSMOSXpress, o SolidWorks 2005 agora inclui o MoldflowXpress, um recurso novo, exclusivo para projetistas de moldes. Primeira ferramenta de validação de projeto de moldes integrada em um ambiente de modelagem de sólidos, o MoldflowXpress permite que os projetistas de moldes digam, de maneira fácil e rápida, se um molde para peça de plástico injetado pode ser preenchido. O software derruba barreiras tradicionais de comunicação entre projetistas de produto e fabricantes de moldes, economizando tempo, eliminando erros e promovendo o trabalho em conjunto. Nenhum outro software de projeto mecânico inclui esta funcionalidade. O SolidWorks 2005 também oferece um novo recurso de macho lateral para projetistas de moldes, o qual cria automaticamente toda a geometria de macho lateral e levantador para extrair as peças acabadas dos moldes.

Projeto de Produtos

O SolidWorks 2005 leva, pela primeira vez, capacidades avançadas de projeto de produto ao consumidor ao mercado de CAD 3D, permitindo que os projetistas criem produtos mais atraentes e funcionais de forma rápida e acessível. Esses novos recursos automatizam o projeto de peças acessórias, curvas muito bem-acabadas e corpos que são dobrados, esticados, torcidos ou afunilados. Recurso pioneiro, o Indent permite aos usuários formar automaticamente um nicho em uma peça especificada com base em um corpo da ferramenta. Por exemplo, o SolidWorks pode automaticamente projetar a base de uma escova de dentes elétrica usando o corpo da escova de dentes como referência. O usuário não precisa fornecer informações adicionais. Os recursos avançados loft automatizam o projeto de superfícies homogêneas, lisas, estilizadas, para gerar produtos que chamam a atenção do consumidor. O novo recurso Flex permite aos usuários dobrar, esticar, torcer ou afunilar corpos sólidos em qualquer ponto ou área, em qualquer direção, possibilitando mudanças de geometria mais drásticas em menos etapas.

O SolidWorks 2005 está disponível em três possíveis configurações: O SolidWorks 2005 (principal software de modelagem dentro do conjunto de produtos de projetos 3D da empresa), o SolidWorks Office e o SolidWorks Office Professional.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação