Statoil faz acordo com a Bergen Group para construção de módulo compressorA Statoil cedeu à Bergen Rosenberg Group um contrato para construir e instalar um módulo compressor na plataforma Kvitebjorn no Mar do Norte. Isto irá contribuir para melhorar a taxa de recuperação e acelerar a produção em Kvitebjorn, permitindo a produção com a pressão do cabeçote reduzido.

O contrato abrange os serviços de engenharia, suprimento, construção, instalação e comissionamento e também inclui uma opção para o tie-in de uma reserva de condensado para a plataforma Valemon no futuro.

"O projeto de pré-compressão fortalece a plataforma de Kvitebjorn como um importante produtor de gás e um hub para posterior transporte do campo", diz Jannicke Nilsson, vice-presidente sênior de operações na área de Exploração e Produção da Noruega, do Mar do Norte.

"O módulo de compressão também nos permitem produzir gás e condensado ainda mais rapidamente e, assim, ajudar a manter o nível de produção atual da Statoil". Além dos equipamentos de processamento, módulo consiste de um compressor de turbina a gás e um motor que comprime o gás antes de ser canalizado para Kollsnes.

O projeto de pré-compressão na plataforma Kvitebjorn vai aumentar produção de gás e condensado por aproximadamente 35 milhões de metros cúbicos (MSCM) de óleo equivalente e, assim, aumentar a taxa de recuperação de 55% para 70%.

"Grandes projetos de modificação, como a produção de baixa pressão, é algo que vamos ver mais nos anos vindouros", completa Vidar Birkeland, diretor de compras da Statoil, que ainda afirma: "Este é um importante contribuição para uma melhoria na recuperação e ampliação do tempo da vida no campo Kvitebjorn, e para a criação de valor total das atividades de petróleo e gás na plataforma continental norueguesa”. A produção do compressor já começou. A instalação offshore será realizada a partir de 2012 com conclusão até 2014.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás