Rhodia aposta em projetos de biomassa como meio de gerar energiaRhodia aposta em projetos de biomassa como meio de gerar energia. Após a assinatura de um contrato com a Paraíso Bioenergia, instalada na cidade de Brotas, interior de São Paulo, a Rhodia informa que vai, pela primeira vez, investir no incremento de projetos de biomassa. A usina Paraíso produz açúcar de cana-de-açúcar e álcool (etanol).

Os termos do contrato prevêem que a Rhodia Energy Services será responsável por desenvolver e operar uma unidade de cogeração, aproveitando a biomassa como matéria-prima na geração de energia elétrica. Já a Paraíso deverá ceder à Rhodia, com total exclusividade, o bagaço e a palha de cana-de-açúcar. Fica acordado também que a maior porcentagem da eletricidade produzida pela unidade de cogeração será comercializada no sistema nacional de energia, salientando que a usina Paraíso será aprovisionada com energia elétrica e vapor originários da nova unidade.

A estimativa é de que a unidade fique com capacidade instalada de 70 megawatts, produzindo uma quantidade suficiente de eletricidade para suprir as necessidades de energia elétrica de aproximadamente 200 mil residências. Este projeto é uma parte essencial nos planos estratégicos da Rhodia Energy Services, que focam o desenvolvimento de soluções integradas ao Climate Care. A Rhodia pretende aplicar todo seu know-how em fatores como a redução de emissão de CO2 e otimização de energia, destinados a um mercado de energia em expansão com o uso da biomassa.

Biomassa

A biomassa é considerada como todo o material de origem animal ou vegetal que, após passar por processos de reaproveitamento, pode ser aplicados como fonte de geração de energia e calor. Alguns exemplos de materiais que se encaixam nesse perfil estão a madeira, a cana-de-açúcar, detritos orgânicos, óleos vegetais, além de restos de alimentos descartados, inclusive pelas indústrias alimentícias e agrícolas. Por isso, pode ser aproveitada como uma fonte de energia renovável e alternativa a outras fontes. No projeto elaborado pela Rhodia, a empresa pretende utilizar o bagaço restante após a cana-de-açúcar ser esmagada.

Sobre a Rhodia

A Rhodia é líder mundial no desenvolvimento e na produção de especialidades químicas. A empresa fornece produtos de valor agregado e soluções de alta performance para mercados diversificados, tais como o setor automotivo, indústria eletrônica, mercado de aromas e fragrâncias, área da saúde, de higiene pessoal e doméstica, bens para as indústrias de bens de consumo, através de suas seis empresas globais.O Grupo Rhodia é um dos maiores players mundiais em seu segmento. Atualmente, a Rhodia emprega 13.600 profissionais em todo o mundo, e em 200, obteve faturamento de 4,03 bilhões de Euros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia