Rhodia aposta em projetos de biomassa como meio de gerar energia

Rhodia aposta em projetos de biomassa como meio de gerar energiaRhodia aposta em projetos de biomassa como meio de gerar energia. Após a assinatura de um contrato com a Paraíso Bioenergia, instalada na cidade de Brotas, interior de São Paulo, a Rhodia informa que vai, pela primeira vez, investir no incremento de projetos de biomassa. A usina Paraíso produz açúcar de cana-de-açúcar e álcool (etanol).

Os termos do contrato prevêem que a Rhodia Energy Services será responsável por desenvolver e operar uma unidade de cogeração, aproveitando a biomassa como matéria-prima na geração de energia elétrica. Já a Paraíso deverá ceder à Rhodia, com total exclusividade, o bagaço e a palha de cana-de-açúcar. Fica acordado também que a maior porcentagem da eletricidade produzida pela unidade de cogeração será comercializada no sistema nacional de energia, salientando que a usina Paraíso será aprovisionada com energia elétrica e vapor originários da nova unidade.

A estimativa é de que a unidade fique com capacidade instalada de 70 megawatts, produzindo uma quantidade suficiente de eletricidade para suprir as necessidades de energia elétrica de aproximadamente 200 mil residências. Este projeto é uma parte essencial nos planos estratégicos da Rhodia Energy Services, que focam o desenvolvimento de soluções integradas ao Climate Care. A Rhodia pretende aplicar todo seu know-how em fatores como a redução de emissão de CO2 e otimização de energia, destinados a um mercado de energia em expansão com o uso da biomassa.

Biomassa

A biomassa é considerada como todo o material de origem animal ou vegetal que, após passar por processos de reaproveitamento, pode ser aplicados como fonte de geração de energia e calor. Alguns exemplos de materiais que se encaixam nesse perfil estão a madeira, a cana-de-açúcar, detritos orgânicos, óleos vegetais, além de restos de alimentos descartados, inclusive pelas indústrias alimentícias e agrícolas. Por isso, pode ser aproveitada como uma fonte de energia renovável e alternativa a outras fontes. No projeto elaborado pela Rhodia, a empresa pretende utilizar o bagaço restante após a cana-de-açúcar ser esmagada.

Sobre a Rhodia

A Rhodia é líder mundial no desenvolvimento e na produção de especialidades químicas. A empresa fornece produtos de valor agregado e soluções de alta performance para mercados diversificados, tais como o setor automotivo, indústria eletrônica, mercado de aromas e fragrâncias, área da saúde, de higiene pessoal e doméstica, bens para as indústrias de bens de consumo, através de suas seis empresas globais.O Grupo Rhodia é um dos maiores players mundiais em seu segmento. Atualmente, a Rhodia emprega 13.600 profissionais em todo o mundo, e em 200, obteve faturamento de 4,03 bilhões de Euros.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password