Statoil dá início à produção de gás no campo Vega, na NoruegaA produção de gás e condensados foi iniciada ontem, 02 de dezembro, no campo offshore Vega, na costa oeste da Noruega. Esta será uma importante contribuição para a produção da Statoil na plataforma norueguesa. O campo de Vega foi desenvolvido com três modelos de fundo, pra o envio de gás e condensado até a plataforma Gjoa, que também entrou recentemente em operação. O campo de Vega deverá entregar uma produção de aproximadamente sete milhões de metros cúbicos de gás e 3.900 metros cúbicos de condensados por dia.

O projeto foi concluído conforme o planejado, tanto em relação ao tempo quanto em termos de orçamento. O custo total de desenvolvimento do campo Vega foi de NOK 7,6 bilhões. Os reservatórios do campo de Vega contam com alta pressão e temperatura elevada. "O campo Vega é o que chamamos de campo de qualificação de tecnologia. Realizamos 39 testes de qualificações tecnologia. Isso significa que o equipamento foi testado e desenvolvido para ser utilizado em novas áreas. Isso foi feito simultaneamente com o desenvolvimento", diz o coordenador do projeto em Vega, Helge Hagen.

Duas licenças

O campo Vega consiste de duas licenças, a licença Vega e Vega do Sul. A Statoil tem participação significativa em ambas as licenças. Neste momento, quatro poços estão em operação, e outros dois vão entrar em operação em abril de 2011. Quase todo o projeto de desenvolvimento foi realizado por empresas norueguesas.

Campo Vega

O campo Vega compreende 1,4% da produção total própria da Statoil, e 2% da produção total de petróleo e gás na plataforma norueguesa. As reservas recuperáveis de petróleo atingem a marca de 18 bilhões de metros cúbicos de gás e 26 milhões de barris de condensado. Os parceiros que operam o campo Vega são a Statoil, com 60% de participação e a Petoro, com os 40% restantes dos ativos. Os parceiros na Vega do Sul são a Statoil (45%), Bayerngas Norge (25%), Idemitsu Norge (15%) e GDF SUEZ E & P Norge (15%).

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás