Tipos de papel para reciclagem

Tipos de papel para reciclagemAtualmente, no mercado existem muitos tipos de papel para reciclagem. Alguns tipos de papel são mais difíceis de reciclar, pois misturam vários elementos. Por exemplo, envelopes com visores de plástico não podem ser reciclados. Papel com revestimento plástico também é um desafio para as indústrias de reciclagem no momento de processá-lo. De modo geral, o papel convencional aceita bem o processo de reciclagem e reaproveitamento

Os seguintes tipos de papel que podem ser reciclados com facilidade são: papelão, jornal, folhas de revistas, papel sulfite, papel-cartão, papel couché, papel vegetal, papel almaço. O papel carbono é menos comum de sofrer processamento para reciclagem. Outros tipos de papel podem ser reciclados com um pouco mais de trabalho. Por exemplo, se no caso de envelopes com janelas de plástico, é preciso retirar o plástico para somente então conseguir reciclar os envelopes.

Normalmente, as usinas de reciclagem de papel trabalham com o processamento de diversos tipos de papel e celulose, transformando todo esse material em folhas novas e totalmente reaproveitáveis para a confecção de outros produtos, incluindo cartões de natal, de aniversário e convites de casamento. Hoje, é muito comum eu empresas de eventos e que atuam com produção de convites elaborem materiais apenas com folhas de papel reciclado. O papel feito de produtos como o milho pode ser reciclado também. Esta é uma forma relativamente nova de fabricação de papel que se assemelha à produção do isopor.

Vale salientar que mesmo em cidades onde não existam cooperativas ou usinas especializadas na reciclagem de papel, é possível realizar essa atividade em casa mesmo. Muitas escolas já oferecem aos seus alunos aulas de Educação Ambiental e, nessas aulas, os alunos aprendem a reciclar o suprimento para produzir cadernos e outros materiais. Com o uso de telas artesanais, cortadores de papel e recipientes onde se possa misturar o papel com água, é possível fazer o processo de reciclagem de modo fácil e em pequena escala.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password