Diferentes usos para o poliestirenoO poliestireno é um "polímero de estireno." Os polímeros são moléculas maiores, idênticas e contíguas, e o estireno é um líquido incolor e mais oleoso. Quando o poliestireno é produzido, sua estrutura é como a de um termoplástico rígido e transparente, assemelhando-se a uma espuma rígida branca. Esse suprimento é considerado um dos tipos mais comuns de plástico, e pode ser encontrado em utensílios domésticos, em objetos da casa, de escritório, em instalações industriais, entro outros locais. As empresas dependem do material em poliestireno para vários usos, incluindo processos de fabricação de peças e componentes, embalagens e até mesmo na construção civil.

Garfos de plástico, caixas de DVD, caixa externa de computadores, peças de automóveis, brinquedos, pentes de cabelo são apenas alguns dos exemplos de produtos feitos a partir do poliestireno rígido. Esse material é também encontrado com frequência na indústria de alimentos e usado como parte do sistema de transporte para manter os alimentos quentes e frios, de acordo com a temperatura desejada. Alguns itens descartáveis e reutilizáveis podem ser fabricados com o emprego de poliestireno, pois é uma matéria-prima barata e durável.

Podemos dizer que o setor de embalagens mantém uma forte dependência do uso de poliestireno. Espumas e outros materiais para embalagem feitos de poliestireno servem para manter os itens mais delicados acomodados com total segurança, abrigados em caixas com espumas de poliestireno expandido (EPS), um item popular tanto para essas indústrias. Produtos eletrônicos, vidro e produtos químicos são todos mantidos seguros com EPS.

O poliestireno é também encontrado no setor de construção civil, sendo utilizado na confecção de blocos para construção de edifícios. O bloco de poliestireno é usado como um meio eficiente de energia para a construção de casas e prédios. Este tipo de construção também reduz os ruídos, bem como os custos com aquecimento e refrigeração e com manutenção em geral. Características do poliestireno como durabilidade e resistência também são oferecidas por este tipo de bloco de construção produzido com poliestireno. O poliestireno é utilizado em conjunto com concreto armado e, portanto, é ideal em aplicações que exijam maior resistência contra as condições meteorológicas mais intensas.

Algumas vantagens como durabilidade, grau de dureza e flexibilidade, bem como seu baixo custo, tornam o poliestireno um material adequado e adaptável a inúmeros projetos. Como um produto isolante e protetor, com a capacidade de se moldar em qualquer forma, o poliestireno é um tipo de plástico que apresenta diversos benefícios em comparação com outros materiais de fabricação universal, e provavelmente será encontrado em uma ampla gama de indústrias pelos próximos anos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais