Termopares e sua aplicação na indústriaTermopares são dispositivos elétricos que atuam como sensores de temperatura, tendo como principais características a durabilidade e a capacidade de medir temperatura com precisão. Eles são compostos de dois materiais diferentes unidos em uma ponta e separados na outra extremidade. As extremidades separadas são consideradas as de saída, e geram tensão proporcional ao calor. Ou seja, quanto mais quente a temperatura, maior a tensão. O fato de dois metais provocarem tensão é conhecido como efeito Seebeck. Duas aplicações comuns dos termopares industriais como instrumentos de medição são a mensuração e controle da temperatura ambiente e a monitorização da presença de luz piloto.

Os modelos de termopares disponíveis hoje no mercado vêm com diferentes composições padronizadas que permitem uma ampla gama de aplicações na indústria. Os diferentes tipos são categorizados com indicação de letras, que são padronizadas em toda a indústria. Desta forma, o consumidor pode comprar um termopar de tipo "J", termopares de tipo “T”, de tipo “S”ou termopares de tipo “K”, de acordo com cada fabricante e cada sistema onde o dispositivo será aproveitado. O fabricante de termopares deverá fornecer modelos de tabelas indicando o melhor tipo de termopar para uma faixa de temperatura em particular, bem como também disponibilizará dados sobre a temperatura e a relação de tensão para cada tipo de termopar.

Termopares são instrumentos ou equipamentos portáteis, fáceis de usar e não necessitam de baterias. No entanto, os sinais de tensão gerados são muito pequenos; nesse caso, o uso de um amplificador, caso haja a necessidade de leitura das temperaturas medidas. A relação de tensão com a oscilação de temperatura nem sempre é uma relação linear simples, o que pode resultar na exigência de conversão das leituras de tensão em leituras de temperatura. Este tipo de informação geralmente é oferecido pelos fabricantes de termopares e demais instrumentos de medição. A maioria dos fabricantes de termopares também produz dispositivos que convertem as tensões. Isso torna o uso de um sistema de aquisição de termopares baseado em temperatura ainda mais fácil de implementar.

Cabe destacar que muitos fatores externos podem afetar a precisão de medição dos sistemas de termopares. Um cuidado especial deve ser tomado ao desligar o aparelho de medição, para que nenhum erro seja introduzido naquele ponto. A tensão nos terminais do termopar é proporcional à temperatura da junção, então, ao utilizar um modelo de termopar, é muito importante que a junção do termopar fique em contato muito próximo com o objeto que está sendo medido. Pelo fato de termopar possuir um fio condutor elétrico, os cuidados devem ser redobrados para que não haja possibilidade de contato com outros condutores elétricos expostos. É válido ressaltar também que, com o tempo, o isolamento entre os dois fios do termopar pode se degradar e causar erros na leitura da temperatura. Por isso, é crucial realizar manutenções periódicas no instrumento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação