A estatal brasileira de petróleo Petrobras planeja construir três portos e três helipontos para fornecer apoio logístico às suas operações de petróleo em águas profundas que estão em expansão, segundo confirmou um funcionário da empresa nesta última quinta-feira, 09 de dezembro.

As seis unidades serão licitadas para empresas privadas, com um valor ainda não determinado e todas deverão entrar em operação até 2017, disse Ricardo Araújo, responsável por administrar a área logística de exploração e produção da Petrobras. Os helipontos irão transportar os trabalhadores através do helicóptero entre as plataformas. O número de passageiros que viaja a cada ano (de e para centros de produção) deverá subir de 850 mil (em 2010) para 1,4 milhões até 2016.

Os portos irão permitir que a empresa transporte equipamentos e suprimentos para as plataformas que operam na região de águas profundas, conhecida como o pré-sal, onde se acredita conter 50 bilhões de barris de petróleo nas profundezas do oceano sob a camada de sal. As instalações serão construídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Petrobras planeja praticamente dobrar a produção de petróleo no Brasil a quase 4 milhões de barris diários nos próximos 10 anos, com cerca de metade desse aumento sendo proveniente dos campos do pré-sal.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás