Interruptores de limiteOs interruptores de limite monitoram e indicam automaticamente se os limites de movimento de um dispositivo particular estiverem excedidos. Um interruptor de limite industrial padrão é um dispositivo eletromecânico que contém um atuador ligado a uma série de contatos. Quando um objeto encontra o atuador, aciona o interruptor de limite para os contatos formarem ou interromperem uma conexão elétrica. Os interruptores de limite são empregados em uma ampla gama de aplicações e sob uma variedade de condições operacionais, devido à sua facilidade de instalação, projeto relativamente simples, robustez e confiabilidade.

Máquinas industriais que estejam sujeitas as operações automáticas geralmente requerem interruptores de limite que ativem de acordo com os movimentos envolvidos no desempenho de uma máquina. Para o uso de repetição, a precisão dos interruptores elétricos precisa ser confiável e sua taxa de resposta deve ser imediata. Devido às especificações mecânicas e parâmetros de desempenho de diferentes máquinas, fatores como tamanho, força operacional, o método de montagem, e a taxa de curso são características importantes para a instalação e manutenção de interruptores de limite. Além disso, o interruptor limite elétrico de classificação deverá ser compatível com as cargas de sistema mecânico que será o controle para evitar a falha do instrumento.

Operação do interruptor de limite

Características do interruptores de limiteNa maioria dos casos, um interruptor de limite começa a operar quando uma máquina de movimento ou de um componente móvel de uma máquina faz contato com uma alavanca de acionamento ou operacional que aciona o interruptor. O interruptor de limite, em seguida, regula o circuito elétrico que controla a máquina e seus componentes. Essas opções podem ser utilizadas como dispositivos pilotos para circuitos de controle magnéticos do acionador de partida, permitindo-lhes iniciar, parar, abrandar ou acelerar as funções de um motor elétrico. Interruptores de limite podem ser instalados em máquinas como instrumentos ou como modelos de contato momentâneo.

Contatos dos interruptores de limite

Esquemas de controle de interruptor de limite geralmente exibem símbolos para indicar o estado dos contatos do interruptor. Os símbolos mais comuns de contato mostram se o dispositivo tem contatos do interruptor de limite normalmente abertos ou fechados. O símbolo para um estado “normalmente aberto mantido fechado” indica que o contato foi ligado como um contato normalmente aberto, mas quando o circuito é colocado no seu estado fora do normal, à máquina mantém o contato fechado. Do mesmo modo, um interruptor de limite que seja designado como “normalmente fechado mantido aberto” tenha um projeto fechado da fiação, mas para ser mantido aberto. Outros tipos de contatos tais como aqueles usados em interruptores da pressão e de fluxo, podem ser configurados de uma maneira semelhante.

Micro interruptor de limite

Micro interruptor de limite, ou micro interruptor, é outro tipo de interruptor de limite comumente encontrado em circuitos de controle. Essas opções são muito menores do que suas contrapartes padrão, permitindo que eles sejam instalados em espaços estreitos ou apertados que normalmente seriam inacessíveis a outras opções. Micros interruptores normalmente têm um êmbolo de atuação que só tem que percorrer uma distância pequena para desencadear a seqüência de contato. O pistão de acionamento é freqüentemente encontrado na parte superior da chave micro, e deve ser pressionada uma quantidade predeterminada antes que seja ativado. Um pequeno grau de movimento é capaz de alterar as posições de contacto devido a um mecanismo de carregamento de mola que faz com que os contatos móveis de encaixe entre as posições alternadas. Micros interruptores podem ser projetados com uma série de diferentes armas de ativação, e ter contatos com classificação elétrica que geralmente são em torno de 250 volts de corrente alternada e entre 10 a 15 ampéres.

Bem como interruptores de limite micro, subminiaturas de micros interruptores são destinados para uso em aplicações que requerem modelos compactos e com disponibilidade de espaço limitado. Eles têm contatos com os mecanismos de carregamento de mola semelhantes aos de micro interruptores, mas tendem a ser da metade a um quarto do tamanho comum de um micro interruptor. Dependendo do modelo, subminiatura de interruptor tem contatos com classificação elétrica variando de cerca de 1 a 7 ampéres, devido ao tamanho reduzido das próprias opções.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação