Tipos de fiação elétricaA fiação elétrica se refere ao sistema de condutores e outros dispositivos que são utilizados para transportar a eletricidade. Os diferentes tipos de fiação elétrica ou caos elétricos usados normalmente variam de acordo com três fatores: finalidade, quantidade de eletricidade a ser transportada e local de instalação da fiação elétrica. Por exemplo, uma casa exige menos energia do que um edifício residencial ou uma grande planta industrial. Isso significa que o circuito de fiação elétrica apropriado geralmente tenta maximizar a eficiência energética de uma forma segura.

O fio também é conhecido como um condutor elétrico, sendo geralmente fabricado de cobre e outras matérias similares que são próprias para conduzir corrente elétrica. O fio deve ser um material isolado, a fim de proteger o material condutor contra possíveis danos, bem como para evitar choques elétricos em eletricistas ou outras pessoas que estiverem manuseando cabos em instalações elétricas. O isolamento pode ser feito com materiais como plásticos e fibras, contudo, o tipo de isolamento elétrico utilizado geralmente depende de onde a fiação elétrica será instalada.

Existe um padrão internacional para os tipos de fios e cabos utilizados em sistemas de fiação elétrica. Isso permite que os eletricistas e os leigos conheçam quais os tipos de fios então inclusos em um sistema elétrico. Por exemplo, a cor do revestimento é selecionada de tal modo a ajudar na identificação dos fios de segurança, instalação e fins de reparação. Estas cores, entretanto, não são as mesmas em todas as partes do mundo. Essas variações são estabelecidas por Associações, que determinam um padrão próprio para cada país.

Os fios sólidos são um tipo de fiação elétrica empregados na construção civil. Este projeto consiste em uma série de fios de calibre pequeno, sólidos e que são enrolados em torno de um aro central. O arame torcido aumenta a quantidade de energia elétrica transportada no fio. Por ser flexível e fácil de moldar, esse tipo de fio elétrico é ideal para instalação de fiação elétrica por dentro de muros de concreto.

Feito de fibra ótica, a rede sem fio, ou Wi-Fi, é um sistema que já está mudando o futuro da fiação elétrica em residências. Por exemplo, o material do fio de cobre tradicional sofre o risco de ser substituído por sistemas de fibra ótica, que usa pulsos de luz para transmitir a corrente elétrica. O sistema Wi-Fi utiliza ondas de rádio que são propagadas pelo ar, e são recebidas por um conector central de recebimento. Esta aplicação já está sendo utilizada por diversos computadores domésticos para permitir o uso de Internet em qualquer ponto onde a rede sem fio esteja disponível, substituindo a necessidade de modems e muitos fios de ligação.

Cabe lembrar que mexer em eletricidade não é algo que todos podem fazer. É preciso ter o mínimo de conhecimento sobre eletricidade e sistemas elétricos. O ideal é sempre contar com a experiência e o conhecimento de profissionais especializados no assunto para evitar acidentes, com graves consequências. O uso de equipamentos de proteção é um fator obrigatório na construção e em toda a indústria, garantindo a segurança do trabalhador.

Empresas como a SIL, fabricante de fios e cabos elétricos, com mais de 26 anos de mercado, produz e comercializa diferentes tipos de fios e cabos elétricos, cada modelo para atender a uma função específica. No portfólio de produtos e soluções SIL é possível encontrar cabos flexíveis, fios sólidos, cabos coaxiais, cabos rígidos, cabos de som bicolores, cabos de chumbo, entre outros itens. Mais informações podem ser conferidas no site www.sil.com.br.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica