Rotogravura é um termo comumente usado na indústria gráfica e na indústria metal-mecânica. A rotogravura é o método de gravação de uma imagem em superfícies de metal, em que as imagens são gravadas ou estampadas com o emprego de um cilindro de cobre com a imagem a ser impressa na superfície da peça. As prensas de rotogravura podem produzir uma vasta gama de trabalhos de impressão, pois esses equipamentos se ajustam de acordo com a espessura e tamanho do material que receberá a estampagem. A rotogravura não é um processo restrito a materiais como papel ou lâminas de alumínio. Na verdade, outros materiais como plástico podem ser gravados em diversos processos que incluem a pressão eletrostática aplicada.

A rotogravura inclui um cilindro tinteiro de gravação, uma lâmina, um secador e um rolo de impressão. O cilindro contendo a tinta é versátil o suficiente para ser alterado a fim de atender aos requisitos de cada escopo de trabalho. Geralmente, essas alterações são feitas através do ajuste de sua circunferência. Um trabalho de impressão em rotogravura começa quando o cilindro está mergulhado na tinta. Quando o cilindro está imerso, as células do cilindro se enchem de tinta, e cada movimento de rotação do cilindro faz com que ele se encha com mais tinta novamente.

Em seguida, o material a ser impresso é colocado entre o cilindro de gravação e o rolo de impressão. Desta forma, a tinta é transferida da célula para o material. Na etapa final do processo final, o material já gravado e coma tinta recém-aplicada é submetido a um processo de secagem. Depois disso, o material se prepara para receber outra camada de tinta.

Cada cor no método de rotogravura tem a sua própria unidade de impressão. Estas cores são conhecidas como CMYK na indústria gráfica. A letra “C” representa o ciano (azul), O “M”, a magenta (rosa avermelhado), o “Y”, o amarelo e o “K”, representa a cor chave, que é o nome dado a impressão de cor preta. Além da função de imprimir e gravar, a rotogravura também tem a capacidade de produzir imagens “sem costura”. Essa técnica é importante na produção de revistas com grandes imagens ilustrativas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica