Certificação ISO 14001Num momento em que os países e empresas buscam a conquista do desenvolvimento sustentável em prol do meio ambiente, as organizações, empresas e indústrias podem demonstrar o compromisso com a responsabilidade social e ambiental, obtendo a certificação ISO 14001. Esta certificação é a prova de que uma organização ou empresa tem dedicado o seu sistema de gestão para a consciência ambiental. Contudo, a obtenção dessa certificação ISO 14001 depende de resultados com base no reconhecimento pelo público, pelos governos e pelos potenciais clientes, o que, naturalmente, leva a uma maior rentabilidade paras as empresas.

A International Organization for Standardization (ISO – Organização Internacional de Normalização) foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1947. Somente em 1979 foi criado o Comitê TC-176, responsável por controle de qualidade. Na década de 90, mais precisamente após a Rio Eco 92, nasceu a necessidade de elaboração de normas que privilegiassem as questões ambientais, em decorrência dos impactos ambientes negativos.

Esta organização, em 1996, criou um grupo dedicado ao estudo de métodos pelos quais qualquer tipo de organização dos mais variados segmentos industriais pudessem ser gerenciados de forma ambientalmente benéfica. Começando com a BS 7750, uma série de normas nacionais que emergiram deste estudo, que culminou com a certificação internacionalmente reconhecida ISO 14000.

Essencialmente, a série ISO 14000 de normalização estabelece normas, diretrizes e políticas que regem a gestão ambiental correta em organizações certificadas. A ISO 14001 é, até agora, a certificação mais reconhecida da série ISO 14000, bem como a norma ISO é a única que pode ser certificada. Em uma era de consciência ambiental, a certificação é fundamental para um negócio ou uma entidade empresarial para que consigam se manterem competitivas nos mercados nacional e internacional.

O processo de certificação ISO é realizado por uma terceira não envolvida de alguma forma com a organização que solicita a certificação. Essa terceira entidade de auditoria irá fornecer os materiais, tutoria e acompanhamento para assegurar que as organizações reconheçam e respeitem as orientações de diferentes tipos de gestão. Assim que há a confirmação de que todas as exigências foram cumpridas, a auditoria certificará a empresa candidata.

Uma série de empresas bem conhecidas receberam a certificação ISO 14001, como por exemplo, a Airbus Industries, a Fujitsu Limited e várias divisões da Sony Corporation. Cada um desses conglomerados são reconhecidos por terem implementado, mantido e fiscalizado seus sistemas de gestão ambientalmente responsáveis.

A Certificação ISO 14001 indica que as organizações, empresas ou entidades empresariais têm identificado e avaliado os riscos ambientais provenientes de seus diversos procedimentos de gestão, e vêm desenvolvendo métodos e planos de ação para lidar com eles. A certificação exige o cumprimento de requisitos de gestão ambiental, ou seja, isto garante a uniformidade das empresas em termos de políticas ambientais.

Os benefícios para uma organização em relação à obtenção da certificação ISO 14001 são numerosos. A organização mostra ser mais capaz de gerir as finanças através da conservação dos materiais e do aproveitamento energético eficiente. Além disso, a organização certificada melhora a percepção de seus stakeholders através da responsabilidade demonstrada nas práticas de negócios e nos processos de manufatura.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social