A mini-escavadora compacta é um equipamento destinado à construção civil, sendo usado para a escavação ou demolição, dependendo do acessório com o qual é equipado. Uma mini-escavadeira possui peso variando entre 1,5 a 8 toneladas (1,36-7,25 toneladas métricas) e potência de até 60 hp. Esse Equipamento de menor porte, em comparação os modelos de escavadoras hidráulicas e pneumáticas maiores, é construída de forma idêntica às escavadeira convencionais, constituída das mesmas partes principais: cabine, motor, braço mecânico e caçamba.

A cabine, de onde o operador controla a máquina, possui todos os controles responsáveis pelos movimentos do equipamento, e é capaz de girar 360 ° com a ajuda de uma engrenagem de giro que repousa sobre o trem de pouso. As rodas são envolvidas por esteiras rolantes, o que permite ao equipamento se mover em qualquer tipo de superfície, tais como plana e rochosa. Com a opção de não utilizar as esteiras, as rodas dos modelos de mini-escavadeiras industriais são mais apropriadas nas operações em terrenos muito estáveis, incluindo estradas, zonas cimentadas, e no interior de edifícios.

Existem dois tipos de esteiras, as de borracha e de aço. As esteiras de aço são normalmente aproveitadas em máquinas que serão úteis principalmente na lama e na terra solta, enquanto a esteira de borracha é usada para as unidades que também funcionam no asfalto, calçada e áreas ajardinadas. A borracha ajuda a proteger as superfícies contra possíveis danos. De um modo geral, esteiras de todos os tipos operam de forma independente uma do outra, com um controle para a direita e uma para a esquerda. Sua amplitude de movimento permite apenas movimentos para frente e para trás.

Um motor diesel normalmente fornece energia para mover a unidade, bem como executar os sistemas hidráulicos que operam seus componentes anexos. Um componente padrão na mini-escavadora é a caçamba, mas existem muitos outros acessórios disponíveis, tais como trituradores e brocas. Algumas unidades estão equipadas com um sistema que permite o movimento do braço em todas as direções durante a escavação. Este recurso permite que a escavadeira cave uma vala paralela a suas adjacências. As mini-escavadeiras são projetadas para realizar um trabalho em pequenas áreas e para enfrentar trabalhos mais leves, como cavar valas estreitas para a instalação de tubulação. Esses tipos de escavadeiras de menor porte são ideais para uso interno, bem como, especialmente para a demolição.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos