Detector de vazamentos ultrassônicoUm detector de vazamento ultrassônico é um instrumento especializado utilizado para detectar vazamentos de vapor ou gás em lugares onde mais restritos, onde o escape de gás não possa ser percebido ou detectado com facilidade. Os detectores de vazamento de ultrassom são muitas vezes utilizados em aplicações industriais em casos de vazamentos de fluidos refrigerantes a partir de um chiller ou de refrigeradores industriais de grande porte, bem como de gases venenosos ou inflamáveis provenientes de um tanque de armazenamento ou outro repositório. Muitos modelos de detectores de vazamento ultrassônicos portáteis são pequenos, ideais para serem usados em serviços de aquecimento e ar condicionado.

Um modelo de detector de vazamento de gases e líquidos de ultrassom pode detectar as vibrações criadas no ar por vazamentos imperceptíveis de gás ou vapor sob pressão, e transformá-los em um sinal sonoro como forma de alarme que pode ser facilmente identificado pelo operador. Usando a mesma tecnologia que pode notar um batimento cardíaco do bebê enquanto ele está dentro do ventre de sua mãe, o detector de ultrassom de vazamento usa ondas que viajam acima da frequência em que os seres humanos podem ouvir e ultrapassar os limites do ar circundante causados pelo vazamento de gás, fumaça ou vapor. Pode então, eletronicamente, converter essas interrupções em um som útil, que é ouvido pela audição humana.

O processo pelo qual um detector ultrassônico de vazamento de gás e fumaça converte essas interrupções no som é chamado heteródino, e é essencialmente a mesma tecnologia utilizada para transmissão de rádio. A conversão de uma onda sonora em um impulso eletrônico permite que o detector seja útil, sem ter um testador que cria chamas ou potenciais faíscas.

Um detector de vazamento de ultrassom industrial é também uma alternativa aos detectores tradicionais mais antigos, que possuem uma tecnologia que muitas vezes é incapaz de detectar o menor escape em um sistema por causa de outros gases presentes no ambiente. Antes da utilização do ultrassom em detectores de vazamento, esses tipos de detectores de vazamento precisavam ser calibrados constantemente para detectar certos gases ou vapores, o que possibilitava a perda da capacidade de perceber vazamentos potencialmente perigosos caso não fossem devidamente calibrados.

A tecnologia ultrassônica de detecção de vazamentos mudou a forma como as empresas mantêm seus equipamentos e serviços. Esse suprimento reduziu o tempo de inatividade dos tipos de equipamentos onde ocorrem vazamentos com facilidade e a exposição a produtos químicos perigosos. A tecnologia também tem ajudado a aprimorar a capacidade de qualquer técnico, mesmo sem conhecimentos e habilidades específicas, na identificação e detecção de escapes de gás em sistemas de refrigeração, entre outros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais