Funcionários do setor logístico

Para quem pretende seguir carreira em logística, há diversos tipos de trabalho no setor de logística aos quais os profissionais podem se dedicar e construir sua carreira. A logística tem como papel fundamental gerenciar o fluxo de materiais dentro de uma empresa ou organização. Algumas relacionadas aos processos logísticos envolvem a integração global de informações, elaboração de inventários, movimentação e transporte de materiais, embalagem, e armazenagem. Dentre as funções de maior peso no setor de armazenagem e logística, estão os gestores de logística, coordenadores, engenheiros, analistas de logística, supervisores e demais operários. Outros cargos como gerentes de transportes, gerentes de armazenamento e distribuição, analistas de produção e planejamento e escriturários também são essenciais no setor e necessitam de profissionais qualificados, contudo, alguns níveis exigem curso técnico e outros, curso de graduação.

Dentro de uma empresa, um gerente de logística supervisiona a distribuição de mercadorias, faz previsões e planejamento de serviços e armazenagem. Esses funcionários gerenciam os empregados em trabalhos de logística de todas as demais hierarquias abaixo dele. Os gerentes de logística também planejam os sistemas de logística direta, por isso, estão no comando das operações de logística diariamente.
Logística Global

Os engenheiros de logística analisam os processos logísticos e encontram soluções para seus projetos. Por exemplo, um engenheiro de logística é responsável por avaliar e analisar a eficácia global de uma empresa em sua área de atuação com processos logísticos. O engenheiro logístico pode então fornecer feedback aos gerentes de logística ou outros líderes da companhia.

Já a função de um analista de cadeia de suprimentos é avaliar os processos para identificar qualquer alteração que seria benéfica para a empresa. Estes trabalhadores podem também ser responsáveis pela atividade de percurso, tais como faturas eletrônicas, faturamento e rastreamento de remessas. Um especialista em logística analisa e organiza as funções logísticas de uma organização. Esse profissional responde pelo ciclo de vida do produto, começando com a aquisição de matéria-prima e terminando com a destinação final dos produtos acabados ao mercado.

Um coordenador de logística e supply chain é uma pessoa encarregada de gerir os recursos para um projeto inteiro, como a compra, distribuição e alocação de produtos. Esse profissional pode também ser responsável pela organização de eventos. Cabe ressaltar que os coordenadores de logística pode trabalhar para diversos tipos de organizações e empresas, tais como empresas de manufatura, lojas de departamentos e indústrias em geral.

Uma importante responsabilidade de um coordenador de logística é a capacidade de compreender todas as facetas, ou etapas, necessárias para completar uma tarefa atribuída. Dele, é esperada grande facilidade de comunicação com compradores e fornecedores, bem como a iniciativa em propor soluções para eventuais problemas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial