Queimador de óleo industrialUm queimador de óleo é um equipamento que queima o petróleo com a finalidade de gerar calor. Esses queimadores de óleo são empregados na queima de muitos tipos diferentes de combustível, incluindo óleos saturados, óleo combustível, entre outros. Um modelo de queimador de óleo industrial funciona da seguinte maneira: o equipamento transporta o óleo através de um bico fino que cria um spray.

O spray de óleo é aceso com uma faísca, liberando calor. Um ventilador ligado ao queimador de óleo empurra o ar aquecido para fora do entorno dos bicos dos queimadores de óleo, que tendem a se obstruir com o passar do tempo, porque o óleo é muito viscoso e pode conter impurezas. É importante certificar-se de que o bocal está limpo regularmente e fazer manutenção periodicamente para evitar possíveis acidentes.

Modelo de queimador industrial

Contudo, é preciso ter muitos cuidados ao operador esse tipo de equipamento durante o processo de combustão do óleo, porque os subprodutos da combustão podem causar doenças graves em quem aspira o ar. Para que nenhum problema como esse ocorra, é preciso que todos os modelos de queimadores de óleo (não importa o porte do equipamento), sejam usados em áreas bem ventiladas, e eles devem ser mantidos em sua máxima capacidade de funcionamento para minimizar a produção de odores e outros subprodutos.

Também é importante usar apenas o tipo adequado de combustível para um determinado tipo de queimador industrial de óleo, já que nem todos os queimadores aceitam todos os combustíveis. Vale lembrar que o combustível inapropriado provocar riscos de entupimento no bico e causa outros problemas.

É fato que os queimadores de óleo, se não forem manuseados da maneira correta, são capazes de criar riscos de incêndio, caso haja faíscas ou vazamentos de óleo com potencial chances de inflamar, permitindo a acumulação de óleo em vez de sua queima. Muitos têm sistemas de desligamento automático, que são projetados para chutar, se há um problema que poderia tornar a utilização do dispositivo perigoso.

Os alarmes também podem ser montados para alertar as pessoas a cerca de problemas com vazamentos e outras falhas. Também é aconselhável ter um detector de monóxido de carbono presente para alertar as pessoas se a fumaça proveniente da combustão do petróleo no queimador tornar-se perigosa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos