Filmes plásticos de polietilenoO filme de polietileno é um material resinoso com propriedades termoplásticas, sendo sintetizado através da indução da polimerização oxidativa do gás etileno. O grau de pressão utilizado em sua fabricação varia de acordo com o ponto de densidade e de fusão da resina de polímero virgem que está sendo usado. As películas de filme de polietileno são produzidas com base em um processo conhecido como extrusão de filmes tubulares, em que a resina de polímero é fundida ao seu ponto de fluxo e, em seguida, extrudada através de uma matriz para produzir um tubo de plástico. Embora o polietileno ainda fique flexível, o tubo é fechado em uma extremidade e, em seguida, soprado para inflar e esticar o filme no tamanho desejado e conforme a espessura pretendida, salientando que a espessura da película de polietileno pode ser tão fina quanto 0,0004 polegadas (10.16 microns).

A introdução do filme de polietileno industrial foi considerada inovadora em termos de sua aplicação na indústria de embalagens. Especificamente, esse tipo de plástico provou ser muito valioso no mercado de embalagens flexíveis. Na verdade, o filme de polietileno conquistou a maior parte do segmento de embalagens de plástico, que consiste principalmente de sacos, sacolas e materiais de embalagem utilizados para o armazenamento ou a fim de fornecer maior proteção aos materiais. Isso inclui o envoltório plástico para proteger as culturas agrícolas, bem como envolver cozinha comum usado para preservar alimentos. É claro que a película de polietileno é também essencial na fabricação de sacos plásticos higiênicos, capas protetoras para sacos de lixo, sacolas de supermercado e outros suprimentos plásticos.

Capa plástica de polietilenoUma das razões pelas quais a película de polietileno industrial se supera em comparação com todos os outros materiais anteriormente empregados na confecção de embalagens é a sua capacidade de vedação auto-controlada sob o calor. As embalagens shrink, ou shrink-wrap, por exemplo, protegem os itens ao se aderirem em torno deles, formando uma vedação em resposta à aplicação de calor. Esta habilidade faz dos tipos de filmes de polietileno ideais para a fabricação de embalagens hermeticamente fechadas, bem como para a vedação de cabos elétricos. Além disso, as folhas de polietileno podem ser costuradas ou grampeadas, ou mesmo colados com cola adequada.

O plástico de polietileno também é usado extensivamente na indústria agrícola, onde tem muitas aplicações. Por um lado, ele é aproveitado para proteger as colheitas e sementes de pragas e doenças. Este material também ajuda a evitar a fuga de umidade e calor. A maioria das pessoas está familiarizada com o filme de polietileno, devido à sua presença em muitos produtos de consumo diário, mas ele também tem algumas aplicações menos conhecidas.

Na verdade, esse material é bastante utilizado na construção civil. Além de atuar como uma lona para proteger os equipamentos e materiais de construção, também é colocado no interior dos edifícios para evitar a invasão de umidade. O polietileno também serve como um filme protetor para promover o processo de cura de lajes de concreto.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais