Máquinas CNCHoje, uma larga escala de equipamentos de usinagem pode ser controlada por variantes CNC. Estas máquinas são automatizadas em um grau que requer o mínimo de supervisão humana ou intervenção em suas operações. De fato, alguns sistemas automáticos podem fornecer alertas especiais para notificar os técnicos caso ocorra um erro na operação. Devido a sua grande eficiência, as ferramentas CNC reduzem os custos de produção.

Tipos de ferramentas convencionais CNC variantes

Várias máquinas e ferramentas de usinagem agora estão disponíveis com controles numéricos de computador, desde brocas e tornos padrões a equipamentos mais novos, como cortadores de plasma.

A seguir uma lista de ferramentas convencionais que podem ser calibradas com a programação CNC:

Brocas

Máquinas de corteA imprensa da broca é uma das peças mais comuns de equipamentos automatizados encontrados em lojas de usinagem. Ela apresenta um mandril, que detém a broca, e um motor que gira a broca em uma revolução extremamente elevada. A broca tem dois canais de torção que correm em seu eixo removendo os detritos cortados da peça de trabalho e aumentando mais o buraco.

Tornos

Nos tornos modernos automatizados aplicam-se cortes rápidos e precisos para dar forma ao material trabalhado. Um torno, que apresenta variantes CNC é capaz de girar automaticamente o bloco de material para as ferramentas de corte realizem seu trabalho de acordo com especificações pré-programadas no software CAD / CAM.

EDMs

Máquinas de descarga elétrica, ou EDM, dão forma eletronicamente aos metais condutores que são muito difíceis de cortar com métodos alternativos. Um computador controla o número de descargas elétricas que o arco da EDM utiliza para fazer os cortes necessários.

Fresadoras

Fresadoras empregam uma lâmina fixa ou rotativa que faz cortes de precisão quando o material é guiado sobre uma mesa móvel. Uma máquina de fresagem CNC é capaz de executar uma série de operações diferentes, incluindo corte, perfuração, descontos, roteamento, entre outros trabalhos de usinagem.

Máquinas de corte

Variações de CNC são usadas em uma ampla gama de máquinas de corte. Laser, plasma, jato d'água, espuma, fio-quente, e corte oxi-combustível são geralmente realizados com a ajuda de um software de computador de controle numérico. Estas aplicações geralmente exigem um alto grau de precisão que o CNC pode proporcionar.

Outras ferramentas com CNC variantes

Além da linha completa de equipamentos de usinagem, o controle numérico de computador também pode ser aplicado em outras ferramentas convencionais, que incluem a superfície cilíndrica e moedores, cabeças ângulo, roteadores de madeira e máquinas destinadas exclusivamente para chapa de trabalho.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos