Tipos de codificadoresOs codificadores são dispositivos cuja finalidade principal é converter dados de um formato para outro. Em sistemas de controle de movimento os codificadores fornecem informações cruciais sobre o movimento operacional, que é uma parte fundamental no acompanhamento e no funcionando correto de um sistema. Por exemplo, um multiplex é um tipo de codificador que recebe múltiplos fluxos de dados e os transfere para uma saída, esta saída então é analisada podendo indicar se um sistema está funcionando adequadamente. Nem todos os codificadores funcionam como dispositivos de feedback, alguns apenas alteraram aspectos de dados, tais como tamanho, para melhor atender um pedido. Por exemplo, um tipo de codificador chamado de compressor funciona transmitindo dados em um formato menor, pois os dados compactados ocupam menos espaço de armazenamento.

Tipos de codificadores

Apesar de haver inúmeros tipos de codificadores, existem quatro grandes categorias: linear, posição, rotativos e codificadores ópticos. Muitas vezes, essas categorias se combinam para criar outras variantes, como codificadores ópticos lineares ou codificadores de eixo óptico.

Os codificadores lineares são essencialmente codificadores que medem a distância entre dois pontos, às vezes, empregando um cabo para longas distâncias ou de uma pequena haste para distâncias mais curtas. Nestes casos, cabo é colocado entre o transdutor do codificador e o objeto em movimento. Como o objeto se move, o transdutor reúne os dados do cabo e produz um sinal de saída que é uma proporção linear do objeto em movimento. Uma vez que a distância tenha sido determinada, o codificador linear usa essa informação para determinar a posição final do objeto. Os codificadores lineares podem ser absolutos ou incrementais.

CodificadoresUm codificador rotativo fornece informações sobre o movimento de um dispositivo rotativo, geralmente a sua posição angular. Um codificador rotativo pode ser absoluto ou incremental.

Codificadores de posição produzem sinais eletrônicos para indicar uma posição mecânica absoluta de um objeto ou uma mudança progressiva na relação entre o codificador e o objeto.

Codificadores ópticos usam pulsos de luz para representar os dados. Essas ondas de luz são então analisadas para revelar variáveis, tais como, direção, posição ou velocidade. Em aplicações rotativas, o codificador óptico responde ao eixo de rotação, e recebe os dados relacionados com o movimento. Em aplicações marítimas, o codificador óptico é usado para determinar a exata posição de um objeto em relação ao codificador.

Termos-Chave

Para entender melhor os vários tipos de função de codificadores, os seguintes termos podem ser útil:

Absoluto: Um codificador absoluto mede a posição absoluta do ângulo de um eixo de rotação, produzindo um sinal digital ou um sinal analógico.

Incremental: Um codificador incremental produz sinais digitais, que fornecem dados sobre a posição geral de um objeto.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação