Reciclagem de baterias e pilhasO descarte e processo de reciclagem de pilhas e baterias é um assunto que preocupa bastante os governos municipais e estaduais em todo o Brasil. Caso sejam descartadas inadequadamente, as baterias e pilhas podem causar danos aos ambientes aquáticos e terrestres e piorar a poluição no solo, no ar e nas águas, afetando consideravelmente a biodiversidade. Embora a reciclagem de baterias de uso doméstico, não-recarregáveis, seja um pouco raro, há formas de reduzir o consumo de pilhas através de medidas preventivas e da utilização de materiais recicláveis, como as pilhas recarregáveis.

As baterias são extremamente úteis, mas também representam um perigo real para o meio ambiente. A maioria das pilhas e baterias disponíveis no mercado contem metais pesados como cádmio, níquel, lítio e zinco. Enquanto esses dispositivos são, na sua maioria, inofensivos quando mantidos ou utilizados em aparelhos, eles podem se tornar perigosos após a eliminação. Inoperantes e descartadas em locais inadequados, com lixo de todos os tipos, suas substâncias químicas podem vazar e contaminar a água e o solo ao seu redor. Cabe lembrar que a produção de baterias também é ambientalmente nociva, já que a indústria precisa extrair metais necessários, mas que elevam os níveis de poluição.
Bateria usada

Por esses motivos, é que a população deve se conscientizar e procurar em cada cidade um órgão responsável pela coleta e pelo descarte de materiais como esses, assim como já acontece com os equipamentos eletroeletrônicos, aparelhos eletrodomésticos, telefones celulares, entre outros. Outra saída bastante satisfatória é a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, que não precisam ser eliminados e podem ser reaproveitadas diversas vezes após cada novo reabastecimento de energia.

Com o uso seguro de bateriais recarregáveis, há a redução da quantidade de extração de mercúrio, cádmio e outras substâncias químicas nocivas usadas na produção de novas baterias e pilhas. O emprego de baterias recarregáveis, sempre que possível, também irá poupar dinheiro e diminuir a quantidade de recursos necessários para fabricar pilhas novas destinadas a eletrodomésticos, equipamentos em geral e até brinquedos.


É importante ressaltar que cabe às autoridades disponibilizarem à população um local adequado para o descarte de pilhas e baterias usadas. Contudo, também é de responsabilidade de cada cidadão contribuir com a preservação do meio ambiente, buscando mais informações nas lojas especializadas em venda de pilhas e com o governo municipal onde é possível encontrar um centro de reciclagem que permite este tipo de reciclagem de pilhas e baterias. Vale destacar que para reduzir o consumo de baterias, é preciso incentivar a utilização de materiais recicláveis e de pilhas recarregáveis em casa ou no local de trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente