Máscara de respiração de segurançaUma máscara de respiração de segurança é um equipamento de proteção individual (EPI) usado sobre a boca e o nariz que fornece ar filtrado para a respiração. As máscaras respiradoras são usadas para segurança em ambientes onde as pessoas possam estar em risco ao inalar poluentes contidos no ar e na fumaça. Esses modelos de máscaras de proteção são projetados para uso em diversos ramos de indústrias, como nas metalúrgicas, siderúrgicas, mineradoras, em construção civil e na indústria sanitária. Manter uma máscara de respiração básica na mão em um kit de emergência é algo recomendado aos operários em condições onde eles podem aspirar substâncias perigosas durante o trabalho.

A máscara de respiração mais básica é um protetor simples, feito de material fibroso. A máscara é projetada para interceptar todo o de material particulado, como poeira, fuligem, serragem, e assim por diante. Os vapores podem ainda entrar através da máscara e pequenas partículas também podem penetrar a proteção através de minúsculos orifícios entre as fibras da máscara. Estes tipos de máscaras respiratórias são classificados pelo tamanho das partículas que elas podem bloquear. Só para se ter uma idéia das configurações possíveis de uma máscara como essas, a classificação N95 significa o produto bloqueia 95% das partículas.

 Respirador de segurança
Outros respiradores consistem em cartuchos de filtro ligados, sendo projetados para interceptar mais partículas e também filtrar os gases e o ar poluído em ambientes onde há forte exposição a esses tipos de perigos. A máscara também pode ser usada em conjunto com óculos de proteção, visando manter os olhos mais protegidos, juntamente com outros acessórios como máscaras para cobrir completamente o rosto e pescoço.

Alguns modelos de máscara de respiração são descartáveis, outros são projetados para serem reutilizados. Os cartuchos podem ser substituídos, conforme necessário, permitindo a colocação de cartuchos novos quando os mais velhos se tornarem obstruídos. Alguns respiradores de proteção podem ser esterilizados entre cada uso para permitir que várias pessoas possam aproveitá-los sem riscos de contaminação.

Ter uma máscara de respiração por perto pode ser útil para trabalhar em projetos em residências, que incluam pintura, lixamento de paredes ou outras tarefas que liberem materiais particulados e gases. Essas máscaras também podem ser úteis se há um alerta sobre doenças epidêmicas, ou em regiões onde a poluição atmosférica é pesada. Vale lembrar que o uso de máscaras protege os pulmões e vias aéreas quando as pessoas estão expostas a condições de grande poluição ambiental.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho