Máscaras de solda em segurança do trabalhoA máscara de solda é usada pelos soldadores, já que o processo de soldagem produz gases nocivos e potencialmente fatais, sendo extremamente perigosos para uma pessoa respirar. Os filtros contidos no respirador de soldagem bloqueiam os gases nocivos e evita que eles sejam inalados pelo soldador, protegendo assim o operário contra o envenenamento e a contaminação tóxica. A máscara de soldagem é especialmente importante quando se solda dentro de uma área fechada e muitas vezes é a única salvação um soldador como meio de proteção contra gases tóxicos.

O princípio básico de soldagem é o aquecimento do aço e uma haste de carga até o ponto de fusão, utilizando um metal de enchimento a fim de fundir o aço derretido com o metal de enchimento fundido para formar uma única articulação. Na soldadura da vara, o revestimento de fluxo é queimado fora da haste e cria uma atmosfera protetora que protege a solda até que ela se solidifica. Na soldagem de fios, um gás é introduzido no ponto de calor e de contato da solda, que protege o resfriamento da solda da mesma forma. Os gases de proteção podem ser prejudiciais caso sejam inalados sem a proteção de uma máscara protetora de solda.

Máscara de solda da 3M

Alguns metais, como alumínio, são altamente perigosos no trabalho de solda, devido aos gases que são liberados quando os metais se fundem. Esta é uma preocupação grande para muitas indústrias em termos de segurança, devido às quantidades de produtos de alumínio que são fabricados por soldagem. Em grandes tanques de alumínio, o soldador precisa ficar dentro do recipiente ao fazer soldas internas. No entanto, este processo só é possível graças ao uso de um respirador de solda projetado especificamente para a soldadura de alumínio.

É imperativo que o modelo de respirador de soldagem adequado deve ser utilizado em qualquer projeto de solda. A falha no uso do respirador é algo tão perigoso quanto não usar o equipamento de proteção individual. Quando as recomendações são seguidas, a soldagem é um método seguro de junção de metais, oferecendo poucos riscos. Ao se deparar com um projeto de solda, é importante pesquisar o tipo de respirador necessário para a proteção do soldador.

Existem vários tipos de máscaras de solda disponíveis para escolha, dependendo do tipo de solda que vai ser feita. Os respiradores purificadores de ar motorizados usam bombas de ar motorizadas que enviam o ar através de um filtro antes de levar o ar limpo para o soldador. Esses tipos de equipamentos de proteção são encontrados em lojas especializadas, com diversos modelos de EPI’s feitos por fabricantes de máscaras de solda gabaritados no assunto. Quem desejar também pode adquirir esses produtos pela internet, por meio de sites de revendedores ou em leilões.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho