Serras de concreto são essenciais em trabalhos de alvenariaAs serras de concreto são tipos de ferramentas industriais projetadas para cortar material de alvenaria de concreto e outros. Como muitas outras variedades de serras elétricas, uma serra de concreto contêm lâminas bem afiadas e serrilhadas. Alimentada por energia elétrica, gasolina, ar ou fluidos hidráulicos, uma serra de concreto usa a tecnologia abrasiva ou de corte de diamante, sendo projetada para qualquer tipo de corte seco ou molhado. A principal diferença entre uma serra de concreto e uma serra de alimentação padrão é a sua capacidade para suportar o calor da fricção intensa e se resfriar rapidamente. Isto é feito com fluxo de ar bem projetado.

Há uma série de aplicações para as serras elétricas próprias para corte de concreto. Materiais como tijolos, cimentos, além do concreto, podem ser cortados para sua reparação, demolição ou modificação. A maioria das serras de concreto também serve para cortar vergalhões de metal, componentes muito comuns na construção civil. É comum que as empreiteiras utilizem essas serras de concreto para uma série de aplicações comerciais onde trabalhos com concreto ou alvenaria estejam envolvidos. Sem contar que essas ferramentas têm grande utilidade para pequenas reformas em casa, especialmente ligadas à alvenaria.

Serra de concreto

As serras de concreto são fabricadas em uma variedade de tamanhos e com potências diferenciadas para tipo de trabalho e de materiais. O uso de um determinado tipo de serra de corte de concreto depende muito da aplicação, pois dependendo do volume de concreto a ser cortado, um operador pode escolher uma serra hidráulica movida à gasolina, porque são equipamentos mais fortes e de corte mais rápido.

Apesar de todos os modelos de serras de concreto existentes hoje no mercado industrial serem ferramentas úteis, a maioria das fabricantes ainda produz ferramentas pesadas, com capacidades de corte mais profundas. Devido a isso, muitos operadores inexperientes ainda sofrem com acidentes de trabalho por manuseio inadequado das serras, e devem tomar extremo cuidado durante as operações de corte, especialmente se não conhecem bem a potência da serra de concreto utilizada.

Atualmente, as fabricantes de serras de concreto, como a Tyrolit, fabricam serras de concreto seco, serras de concreto fresco, brocas para carotagem, serras circulares, serras de parede, serras de concreto pré-esforçado, discos de corte a seco com diamante e discos de esmerilado seco com diamante.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos