Certificação ISO 16001A certificação ISO 16001 é conhecida como a certificação de sistemas de gestão de energia. Como o nome sugere, a ISO 16001 foi desenvolvida para que as empresas criassem e implementassem em seus negócios modelos de sistemas de gerenciamento energético eficientes, que não somente reduzam os custos de energia nos processos de manufatura, mas também apresentem uma imagem positiva a seus consumidores e stakeholders, tornando as organizações mais competitivas e que promovam ações sustentáveis de desenvolvimento.

Alguns dos maiores benefícios da Certificação ISO 16001 incluem:
- Melhoria contínua - Incorporar a gestão da energia em qualquer organização é um meio de conduzir as empresas à redução de custos, ganhos de eficiência e melhoria de desempenho energético ano após ano.

- Melhoria de reputação da empresa e da imagem da marca – Através da demonstração de ações voluntárias antecipadas, as empresas e indústrias podem mostrar seu compromisso no objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono e o consumo desenfreado de energia.

Energia elétrica

- Diferenciar-se da concorrência – A conquista da certificação ISO é importante para as empresas em termos de competitividade em um mercado acirrado, pois dessa forma, elas comprovam sua preocupação com os impactos ambientais negativos e com planos que possam minimizar os efeitos da industrialização no meio ambiente.

- Melhoria de motivação e retenção de recursos humanos – É preciso que as organizações envolvam suas equipes na elaboração e implementação de planos de gestão de energia, dando-lhes a capacidade de "fazer a diferença" para o sucesso de todo a companhia.

A ISO 16001 é apenas um das muitas certificações internacionais que uma empresa pode conquistar. A ISO (Organização Internacional de Normalização) lida com mais de 18.000 normas, com mais de mil reformulações a cada ano. A certificação assegura que as empresas cumprem às normas internacionalmente reconhecidas para o uso eficiente de energia em todos os níveis de seu negócio.

A certificação também auxilia na identificação das necessidades locais para a gestão de energia eficiente a fim de garantir que as práticas comerciais das empresas estejam em conformidade com os regulamentos nacionais de gestão energética e com a legislação. Aliás, a legislação sobre o assunto pode variar de região para região, o que torna a certificação ainda mais importante para as grandes empresas que têm operações em diversos países.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia