Sensores de dióxido de carbono ajudam no controle da qualidade do arUm sensor de dióxido de carbono é um dispositivo que mede o nível de dióxido de carbono em um gás ou líquido, mas também são utilizados para monitorar a qualidade do ar no interior de um ambiente, sendo dispositivos importantes para a preservação do meio ambiente. Os sensores de dióxido de carbono são utilizados em muitos campos científicos e nas indústrias para determinar o teor de dióxido de carbono (CO2) de um ambiente ou produto.

No âmbito doméstico, sensores de CO2 são frequentemente usados em condicionadores de ar para medir a qualidade do ar, porque os altos níveis de dióxido de têm o poder de causar fortes dores de cabeça em pessoas maus suscetíveis, e pode até mesmo ser letal a níveis extremamente elevados. Um sensor em uma unidade de ar condicionado (AC) também é ideal para determinar quantas pessoas estão em um ambiente fechado e restrito com a quantidade de dióxido de carbono produzido pelos habitantes do local.

Com essa informação, um aparelho de ar condicionado é capaz de auto-ajustar a uma temperatura confortável para essa situação. Um sensor de dióxido de carbono é empregado para usos semelhantes, como por exemplo, na determinação do número de animais em um ambiente ou de sua condição respiratória.
Sensor de CO2

A capacidade de medir o dióxido de carbono de um gás é um fator crítico em muitas plantas industriais. Com a aplicação de um sensor de dióxido de carbono em uma câmara hiperbárica é possível aos médicos realizar operações em condições cuidadosamente controladas e monitoradas. Essencial na determinação dos níveis de dióxido de carbono debaixo d'água ou no ambiente atmosférico, o sensor térmico serve também para determinar a habitabilidade de um novo ambiente.

Um sensor de dióxido de carbono também pode ser usado para identificar o conteúdo de CO2 em um líquido. Estes modelos de sensores industriais são desenvolvidos de modo a se adaptar perfeitamente à medição dos níveis de dióxido de carbono no sangue. Esta é uma medida crucial durante a cirurgia e quando um paciente está internado sob cuidados intensivos.

Um sensor de dióxido de carbono dissolvido pode ser usado na produção de diversos itens comuns. Os sensores são usados para monitorar CO2 em bebidas carbonatadas, como refrigerantes, cervejas e vinhos espumantes, que são carbonatados pelo próprio dióxido de carbono pressurizado. Os sensores de dióxido de carbono dissolvido também são suprimentos amplamente aproveitados na indústria farmacêutica, onde o CO2 tem várias aplicações essenciais.

O principal tipo de sensor de gás de dióxido de carbono é conhecido como um sensor infravermelho não-dispersivo (NDIR). Um NDIR determina a quantidade de dióxido de carbono de um gás através da medição da absorção de um determinado comprimento de onda da luz do gás. O dióxido de carbono tem uma qualidade única de absorção e a quantidade de luz absorvida pelo gás vai mostrar qual a quantidade de dióxido de carbono está contida neste gás. Outros tipos de sensores térmicos medem a condutividade do dióxido de carbono, ou a capacidade de uma substância de conduzir o calor com a finalidade de determinar o teor de CO2.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais