Uso do concreto agregado na construção civilO concreto agregado, bastante utilizado na construção civil, é misturado ao cimento para criar um material mais forte e com longa vida útil. Hoje em dia, há no mercado de construção civil, uma grande variedade de tipos de concretos agregados, cabendo aos empreiteiros de obras e engenheiros civis selecionarem o melhor produto de acordo com o trabalho a ser executado.

O emprego de vários materiais para a produção do concreto com agregados o torna mais rígido e forte, onde o cimento atua como uma espécie de reforço ao concreto. Os empreiteiros podem escolher desde os materiais agregados finos, feitos de pequenas partículas, como a areia, ou os agregados graúdos, que são feitos de pedaços maiores de materiais. Dessa forma, as empresas que produzem agregados para concreto geralmente classificam seus produtos, permitindo aos compradores identificarem do que eles são confeccionados e qual a melhor aplicação para cada tipo de concreto.

É importante ressaltar que o concreto agregado deve receber apenas outras substâncias mais fortes, que confiram um bom desempenho ao concreto e que assegurem sua qualidade para a construção. Além de, preferencialmente, ser um material rígido e bem forte, o concreto com materiais agregados deve ser limpo, o que significa que precisa estar livre de produtos químicos, argilas e diversos materiais lixiviados que possam interagir com a composição do betão e interferir na sua qualidade.
Concreto com agregados no piso

A textura do modelo de concreto agregado é um fator a ser considerado no momento de escolher o material que será utilizado em uma obra de pequeno ou grande porte. Materiais porosos e mais grosseiros acabam sugando a água durante o processo de mistura, exigindo a adição de mais água para compensar essa perda inicial. Por outro lado, o excesso de água na mistura do concreto com o cimento pode deixá-la mais aquosa, ou pastosa além do necessário. Os agregados mais fnos não necessitam de água adicional, por isso são menos propensos a ter fissuras e rachaduras.

A areia é um exemplo comum de um agregado fino para concreto, mas as rochas e vidro moído também podem ser utilizados como excelentes agregados na mistura com o cimento. Algumas empresas utilizam materiais reciclados, incluindo metais, com o objetivo de manter os materiais recicláveis fora de aterros sanitários, embora os agregados de concreto muitas vezes sejam um pouco mais caros, já que necessitam de ser cuidadosamente limpos antes de sua aplicação na obra.

Alguns empreiteiros gostam de usar agregados de concreto expostos em seus projetos, tornando visível o concreto visível, como forma de elaborar uma arquitetura moderna e arrojada, bem como de aplicar diferentes técnicas de construção. Concreto com agregado exposto é projetado para ser agradável ao olhar, e isso pode ser feito com material agregado decorativo ou funcional. Esta técnica é frequentemente utilizada em reformas de residências, tanto em ambientes internos quanto externos, a fim de acrescentar mais belo design às paredes da casa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil