Concreto poroso é útil na construção de vias e calçadasO concreto poroso é projetado para reter a água e não deixar a infiltração no concreto passar para o chão ou o solo. Há uma série de vantagens ao concreto poroso, que o tornaram uma opção popular para a construção de calçadas, ruas e estacionamentos. É um material especialmente comum entre as empresas de construção ecologicamente correta, uma vez que ajudam a controlar o escoamento da água de forma sustentável. Muitos dos chamados construtores "verdes" promovem o uso de concreto poroso em seus projetos.

Há uma série de nomes alternativos para o concreto poroso tais como concreto permeável, pavimento poroso, betão poroso, entre outros. Contudo, todas essas denominações significam basicamente a mesma coisa; concreto poroso é um tipo de concreto permeável, ou seja, que deixa a água passar e chegar até o solo. O betão poroso é produzido através da mistura de material agregado em partículas maiores com argamassa, e durante o processo de homogeneização dos materiais, a mistura fica aerada.

Concreto porosoPara as empresas empreiteiras que adotam medidas ecologicamente corretas na construção civil, o tipo de betão poroso é atraente porque ajuda no escoamento de águas da chuva, especialmente em épocas de tempestades intensas que causam enchentes. Com o concreto poroso, a água passa pelo cimento e chega ao lençol freático, evitando as inundações. A água que passa pelo concreto também serve como fonte de irrigação em plantas e jardins. Os modelos de betão com porosidade também vem em uma gama de cores, e pode ser feito com materiais reciclados, incluindo entulhos de concreto reciclado. Esta flexibilidade e grande potencial para ser reciclado tornam esse tipo de concreto um material de construção ecologicamente correto, sustentável e esteticamente agradável.

Do ponto de vista de um empreiteiro, o betão poroso tem algumas vantagens a mais do que as já citadas. A permeabilidade do concreto poroso prolonga a vida útil do produto, e também o torna mais seguro para o tráfego de carros, caminhões, bicicletas e pedestres, uma vez que eles não têm de lidar com acúmulo de poças de água. Apesar de as condições extremamente úmidas eventualmente sobrecarregarem a capacidade de absorção do concreto poroso, ele ainda é uma opção melhor drenagem do que os concretos sólidos ou concreto com agregados.

No entanto, o concreto poroso não é adequado para todas as aplicações de construção devido às suas características. Existem requisitos específicos para o concreto estrutural, por exemplo, para garantir que ele seja seguro e tenha bom isolamento, porém, betão poroso nem sempre atende a essas especificações. Esse material pode ser usado com segurança para construção de vias, pátios de concreto, calçadas, vias de passeio, e assim por diante. Algumas empresas também lançaram tijolos e telhas de concreto poroso para pessoas que querem construir suas casas com algum diferencial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil