Tipos de materiais de isolamento acústico para construçãoAo explicar mais sobre os materiais de insonorização, é importante diferenciar os tipos de materiais de isolamento acústico e materiais de absorção sonora, pois frequentemente são confundidos entre si. Os meios de isolamento servem para bloquear a entrada ou a saída do som dentro de um espaço fechado, com o intuito de impedir a geração de ruídos no ambiente. Já os materiais de absorção sonora se destinam a melhorar o som em um determinado espaço, sendo este o objetivo que se deseja conquistar em projetos de montagem de home theater ou de um estúdio de gravação musical.

Em qualquer situação, os melhores materiais de insonorização não funcionem sem um planejamento eficaz e seguro. O maior benefício dos materiais é conseguido quando eles são instalados ainda durante o processo de construção, embora ainda possam oferecer algum benefício de insonorização no período pós-construção, mas não de modo tão satisfatório como no planejamento de pré-construção. Dito isto, há muitas opções de produtos de isolamento acústico e de insonorização disponíveis hoje em dia.

Revestimento de isolamento de somO isolamento à prova de som pode ser algo muito útil quando usado em locais públicos, como bibliotecas, hospitais, clínicas e spas, onde o barulho pode ser causa de grande incômodo para as pessoas. Em relação ao piso ou pavimento, isolamento do solo é uma maneira barata e moderadamente eficaz de bloquear o som entre os andares de uma casa ou outro edifício. Um isolamento com lã de rocha ou espumas especiais colocados entre as vigas de piso absorve um pouco do som, contudo, no caso dos pisos, o melhor isolamento acústico em geral é a celulose, que é pulverizada no local.

As janelas com isolamento acústico são feitas com vidro especial que pretende bloquear o ruído exterior. Os painéis de vidro são especialmente criados e instalados para bloquear barulhos desagraáveis, como buzinas, motores de carros em trânsito e vizinhos barulhentos. Esses vidros de isolamento ficam ainda mais eficientes quando contam com boa vedação. Cabe lembrar que existem cortinas com tecidos especiais que bloqueiam os ruídos e também a entrada de luz em excesso.

Os fabricantes de materiais de insonorização oferecem várias opções que podem ser colocados durante a construção ou depois da obra pronta. As espumas de isolamento acústico funcionam muito bem, e podem ser adquiridas sob o nome de espuma acústica mas também são utilizadas para absorção do som. O isolamento do som com base no vinil (MLV) também é muito comum na construção civil, pois esse material possui forte capacidade de insonorização.

Em situações extremas, alguns proprietários optam por adicionar uma camada extra de concreto nas paredes na reforma ou construção dos cômodos de uma casa. Essa camada extra de concreto absorve uma quantidade significativa do som e aumenta a qualidade do som dentro do quarto. Este método é mais aplicável aos estúdios de gravação.

Espumas especialmente desenvolvidas e placas de som podem ajudar na absorção de sons. Algumas dessas espumas lembram caixas de ovos e fornecem um nível extremo de isolamento acústico ou de absorção, quando combinadas com outros materiais de isolamento.Esses modelos de espumas é talvez um dos melhores materiais de insonorização. Quando usado em paredes pode realmente bloquear os ruídos dentro de um ambeinte. Embora não seja uma opção barata, é a mais eficiente para a construção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil