Tipos de construção de chaminéEmbora haja um número de diferentes tipos de construção de chaminé, os dois tipos mais comuns são as chaminés de alvenaria e as chaminés produzidas sob encomenda de modo personalizado. Todas as chaminés devem executar as funções principais de transporte de fumaça proveniente da queima de madeira na lareira da casa para o ambiente externo.

Essa função básica é realizada por ambos os tipos da chaminés destacados anteriormente, mas cada uma apresenta outras vantagens adicionais que estão relacionadas com os materiais com os quais elas são construídas, e que as torna específicas para uma finalidade.

Nos países mais frios é muito comum que as casas e até alguns estabelecimentos comerciais sejam projetados com lareiras e chaminés, pois são dispositivos que ajudam a aquecer mais o ambiente interno. A construção de chaminé de alvenaria conta com o uso de materiais que variam de tijolo a pedras, com um revestimento de telhas de argila para segurar o bloco de tijolos projetados para fora do telhado da casa. Este tipo de construção da chaminé requer um forro de combustão de barro cozido para tornar o canal de saída da fumaça mais limpo e seguro.

Parte externa da chaminéO outro tipo principal de construção da chaminé envolve as lareiras e chaminés pré-fabricadas. Esse modelo de chaminé e de lareira é geralmente feito com metal e deve ser usado com um aquecedor de combustível sólido em vez de gás natural.

Com esquema de parede dupla, o isolamento da chaminé é feito com duas camadas de metal, mantendo isolamento entre elas. O isolamento absorve o calor no interior da chaminé, e as duas folhas de aço inoxidável são responsáveis por conter qualquer calor que não seja absorvida pela própria chaminé.

Alguns imóveis que estão tendo problemas para selecionar o tipo ideal de chaminé devem primeiro observar o modelo de lareira que possuem. Muitas lareiras funcionam apenas com um tipo específico de chaminé. Quando se dúvida, o melhor é consultar um profissional na área, pois erros na seleção ou a instalação de uma chaminé podem resultar em uma lareira quebrada ou até mesmo gerar riscos de incêndios na casa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil