Interruptores de pressão hidráulica Pressostatos ou interruptores de pressão são dispositivos que convertem as mudanças de pressão em energia elétrica ou linear, baseados na ativação do transdutor. Dependendo da aplicação, eles podem ser ligados quando há um aumento ou diminuição da pressão. Os dois tipos principais de interruptores de pressão são acionados por pressão hidráulica ou pneumática, e estão disponíveis em versões de contato ou sem contato. Em contato, o interruptor é colocado fisicamente dentro da unidade para medir a pressão, e no sem contato ele permanece fora do recipiente, não significando que a unidade utilize tecnologia avançada para medir a pressão com base em outros tipos de sensores. Interruptores de pressão hidráulica são muitas vezes utilizados em automóveis para alertar os condutores sobre o nível do combustível, mas existem muitos outros aplicativos que utilizam o interruptor de pressão.

Como funciona o interruptor de pressão hidráulica

Os pressostatos são tipicamente interruptores de contacto, ou seja, eles são encaixados em um recipiente com líquido para medir a pressão. Como as unidades são pequenas, o deslocamento delas é levado em conta na medição. A unidade é composta por duas seções: a unidade de transdutor e a unidade de interruptor. O transdutor é o equipamento que mede a pressão no recipiente, e pode ser configurado para identificar a pressão ascendente ou descendente, ou, em alguns modelos, os vários pontos de pressão. Quando a pressão de ajuste é atingida, o sensor envia um sinal para a unidade do interruptor, que converte a mensagem em energia elétrica. Essa energia aciona o próximo passo na atividade. Em um medidor de combustível, por exemplo, a energia elétrica pode ser usada para ativar uma luz de alerta se a pressão ficar muito baixa. Nos foguetes, os cientistas podem monitorar a pressão para evitar explosões. Na mineração de petróleo, os trabalhadores podem saber e evitar uma explosão ao bater em um bolsão de ar.

PressostatoPressostatos estão disponíveis com configurações diferentes e variam de acordo com a sua funcionalidade, por isso é importante selecionar a opção correta para uma aplicação adequada. Alguns líquidos são mais viscosos, e isso pode confundir algumas opções básicas, se não forem devidamente sintonizados com o tipo de líquido. No entanto, os interruptores de pressão hidráulica podem lidar com quase todos dos fluídos hidráulicos. Os interruptores de pressão hidráulica também são projetados para lidar com diferentes níveis de pressão. Um interruptor de pressão hidráulica típica opera entre 300-2600 PSI, embora os níveis mais elevados de 4000 PSI e mesmo até 12.000 PSI estejam disponíveis a custo maior. A temperatura média é de -28°C a 71°C.

Aplicação do interruptor de pressão hidráulica

Os automóveis apresentam muitas opções de pressão hidráulica, embora isso seja possível em qualquer peça de equipamento ou veículo que se baseie em fluídos hidráulicos, incluindo dispositivos aeroespaciais e muitos outros veículos motorizados. As aplicações são tão simples, como ativar uma luz de trava depois de detectar um aumento da pressão na tubulação de freio. Em aviões, os sinais podem ser muito importantes para o piloto, porque ele precisa monitorar constantemente os fluídos hidráulicos que operam as aletas planas do avião, luzes, trem de pouso, e vários tipos de refrigeração ao longo da aeronave. O foguete de propulsão libera a pressão direcional, de forma que estes tipos de interruptores são muito importantes no lançamento de satélites e veículos espaciais. Estas situações são muito mais voláteis do que uma luz de trava de ativação simples, porque o monitoramento de pressão inadequada pode resultar em explosões.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação