Caixas de junçãoCaixas de junção são recintos de metal ou plástico utilizados como alojamentos para as ligações elétricas. As ligações internas são chamadas circuitos. Quando é necessário fazer reparo, alterações ou adiantamentos, as caixas de junção tornam o acesso ao fio mais fácil, sendo necessário somente à remoção da tampa que fecha a caixa. As caixas de junção também protegem a fiação de elementos ambientais, que às vezes podem ser corrosivos ou prejudiciais ao material da fiação. Caixas de junção também protegem a fiação de adulteração indesejada, seja ela, mal-intencionada ou não.

Caixa básica de junção

Essencialmente, uma caixa de junção une conexões de cabos, a fim de dividir a força de uma única fonte para múltiplos canais. Por exemplo, uma caixa de junção pode conter uma fonte de alimentação que é conectado através de múltiplos fios para ligar várias luzes diferentes.

As caixas de junção geralmente têm de 2 ½ a 3 ½ polegadas de comprimento e são confeccionadas em metal ou plástico rígido. A diferença funcional entre o plástico e o metal depende do peso que elas podem suportar. Algumas caixas de junção de metal podem suportar luminárias, já as caixas de junção de plástico não suportam esse peso. Na instalação, as caixas de plástico são tipicamente mais rápidas e fáceis de instalar do que as de metal. No entanto, uma caixa de junção destinado à emenda Caixa de junçãosimples pode ser de metal ou plástico.

Emendas de fios em caixa de junção

Em uma construção, todas as emendas de fios devem estar contidas em uma caixa de junção para atender a um código elétrico, embora às vezes as emendas possam resultar em riscos. Qualquer fiação exposta pode ser perigosa, mas emendas de fios expostos são particularmente propensas a acidentes, pois podem expelir faíscas ou ser confundidas como brinquedos por crianças ou animais de estimação. As caixas de junção são úteis em emendas de fios, porque elas também permitem localizar facilmente a área de uma emenda de fio.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica