Metodologias de controle de qualidade na construçãoExistem várias estratégias e metodologias de controle de qualidade na construção, além de algumas políticas de controle de qualidade que podem variar conforme a localização. Uma Um aspecto essencial do controle de qualidade na construção civil é garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade e eficácia dos materiais que estão sendo usados em todo o projeto de construção civil. Para assegura isso, a auditoria de controle de qualidade é uma prática obrigatória, que ajuda a garantir o cumprimento correto de cada norma de regulamentação.

O controle de qualidade na construção é uma prático que conta com diferentes nuances em cada país, portanto, pode se diferir um pouco em relação aos procedimentos de controle de qualidade para cada tarefa específica. Com o objetivo de avaliar a qualidade da construção, não só o planejamento e o projeto da obra devem ser verificados, mas também as condições de trabalho a que os operários estão submetidos e, principalmente, as condições de todo o material utilizado, como tubulações, telhas, calhas, concreto, britas, equipamentos pesados e equipamentos de segurança individuais.

Todos os materiais a serem utilizados pelas empreiteiras para grandes projetos de construção ou mesmo em projetos domésticos mais limitados devem cumprir com as normas de segurança e, para isso, normalmente haverá testes rígidos, como parte dos procedimentos de controle de qualidade.
Construção civil

Outro método fundamental para o controle de qualidade em obras de construção civil seria assegurar práticas de segurança no trabalho. Os trabalhadores precisam ser treinados, qualificados e certificados com a finalidade de executarem com segurança as suas atividades diárias. Há muitas empresas e empreiteiras que adotam sistemas próprios de controle nas obras, com as atribuições diárias de cada trabalhador e como devem proceder em cada uma delas. Parte do controle de qualidade em obras de construção serve para verificar o atendimento correto a todas as orientações descritas em documento e que já foram concluídas.

Checar a precisão em todas as tarefas de trabalho é outro elemento de controle de qualidade na construção. Isso pode significar inspeção de projetos e materiais que foram utilizados em todas as etapas. Esse trabalho de inspeção normalmente é feito antes da finalização do projeto, pois a inspeção de materiais e equipamentos pode apontar possíveis falhas e defeitos, possibilitando a substituição de peças defeituosas ou materiais em tempo hábil, sem que isso comprometa o andamento das obras.

Cabe salientar que estar em conformidade com as especificações de desenhos e plantas é uma importante medida tomada nos esforços de controle de qualidade. Assegurar que o projeto está sendo executado dentro das especificações exatas é um aspecto importante não só para controle de qualidade mas também para atender as necessidades do cliente.

Outra parte importante do controle de qualidade de construção é garantir que os trabalhadores cumpram com os regulamentos de segurança. Caso os trabalhadores da construção não respeitem as regras e regulamentos de segurança, os agentes de controle de qualidade têm total autonomia para os repreender e emitir à empresa um aviso formal por escrito. Em caso de reincidências, o funcionário pode ser demitido pela empresa, ou ela mesma pode ser punida de acordo com as normas de regulamentação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil