Tintas sintéticas com baixo nível de compostos orgânicos voláteisAs tintas sintéticas com baixo nível de compostos orgânicos voláteis (COV) são uma excelente opção que o mercado de tintas e vernizes oferece aos seus consumidores e até mesmo para as indústrias que utilizam esse tipo de suprimento. As tintas látex à base de água, um exemplo de tinta sintética com baixo nível de compostos orgânicos voláteis, são usadas na pintura decorativa e também serve a muitas aplicações industriais. Com baixo nível de compostos orgânicos voláteis, as tintas látex à base de água podem ser consideradas tintas “verdes”, ou seja, tintas ecologicamente corretas, que não agridem tanto o meio ambiente como as tintas convencionais ou as tintas à base de óleo.

Com níveis reduzidos de compostos orgânicos voláteis (COV), as tintas ecológicas não agridem a saúde das pessoas como acontece com as tintas tradicionais, embora também sejam mais caras do que os tipos de tintas comuns encontrados nas lojas especializadas. Outra vantagem das tintas látex à base de água é que elas podem ser customizadas de acordo com as necessidades do cliente, pois as cores podem ser misturadas até que o tom desejado pelo consumidor seja atingido.

Cabe lembrar que os compostos orgânicos voláteis se evaporam rapidamente, e em decorrência disso, durante o processo de pintura, os COV são substâncias misturadas em solventes, o que garante que a tinta fique seca rapidamente. Sem o uso do solvente com esses compostos, a tinta iria precisar de muito mais tempo para a secagem completa, o que tornaria a pintura muito mais trabalhosa. No entanto, os COV, tais como Metil-etil-cetona, Xyleno, Tolueno e uma pequena percentagem de componentes sólidos, são igualmente ruins para o meio ambiente, porque eles geram ainda mais ozônio, e esta mesma característica os torna perigosos para a saúde humana.

Tinta látex à base de água

Para evitar tantos problemas causados pelas tintas com alto teor de compostos voláteis, a indústria de tintas e vernizes criou uma nova formulação a fim de modificar a composição das tintas existentes, reduzindo, assim, o teor de COV de tintas e vernizes. Além de tornar a pintura mais agradável para o profissional que está trabalhando com a tinta, pois não possui odor tão forte, a nova formulação também reduz os riscos de saúde associados à exposição a compostos orgânicos voláteis.

As tintas de baixo COV são bastante recomendadas para a pintura de ambientes domésticos, especialmente quando há crianças no local. É fato que as crianças são particularmente mais vulneráveis ao cheiro de tinta e, com isso, podem apresentar graves problemas de saúde em decorrência dos compostos orgânicos voláteis contidos em muitas marcas de tintas comuns.

Estar exposto a esses compostos é um fator que provoca problemas respiratórios a uma criança em desenvolvimento. Por isso, algumas marcas de tintas como a Lukscolor, Sherwin Williams e as tintas Anjo são especificamente desenvolvidas e concebidas para evitar possíveis desconfortos com o odor das tintas, além disso, os produtos dessas marcas conferem ao ambiente uma cobertura de qualidade para paredes, portas e janelas.

Para os consumidores que estão especialmente preocupados em comprar apenas as tintas ecologicamente corretas, uma dica é sempre procurar nos produtos algum tipo de selo de certificação, indicando que aquele produto não apresenta altos níveis de compostos orgânicos. Algumas marcas emitem o Selo Verde, como uma forma de demonstrar que os produtos fabricados por elas respeitam o meio ambiente e também a saúde do consumidor.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais