Benefícios da filtração por membranasA filtração por membranas é uma técnica utilizada para separar partículas de um líquido com a finalidade de purificá-lo. Este método de filtragem, com uso de filtros de membrana industriais, possui uma série de aplicações, que vão desde o tratamento de águas residuais até a filtragem do leite utilizado para produção de queijos e seus derivados, e há várias abordagens diferentes para o método de filtração por membranas, contudo, em todos os casos, o objetivo é criar um solvente filtrado. Um número de diferentes tipos de sistemas de filtragem de membrana está disponibilizado no mercado por meio de empresas que se especializam em produtos de filtração, com membranas de substituição e outras peças e equipamentos.

No processo de filtração por membranas, um solvente é passado através de uma membrana semipermeável, sendo que a permeabilidade da membrana é determinada pelo tamanho dos poros na membrana, e eles vão agir como uma barreira para as partículas que são maiores do que os poros, enquanto o resto do solvente pode passar livremente através da membrana. O resultado é um líquido limpo e filtrado, com o soluto removido retido no filtro.

Filtro de membrana

Nanofiltração, microfiltração, ultrafiltração e osmose reversa são todas as técnicas de filtração por membranas. Em todos os casos, o tamanho dos poros tem que ser cuidadosamente calculado para excluir as partículas indesejáveis, e o tamanho da membrana tem que ser projetado para uma excelente eficiência operacional. As membranas são também propensas ao entupimento dos poros, pois se enchem lentamente com as partículas retidas nelas, o que significa que o sistema deve fornecer acesso para fácil limpeza e manutenção, com o objetivo de que os filtros utilizados sejam mantidos em bom estado de funcionamento e sempre com desempenho satisfatório.

Todos os fabricantes de filtros de membranas projetam, anualmente, inúmeros modelos de filtros de membranas para aplicações industriais. Uma das grandes vantagens desse sistema é que ele não requer o uso de produtos químicos ou aditivos, o que reduz os custos operacionais do processo de filtração. Além disso, a filtração com esse suprimento requer energia mínima, e pode de fato ser concebido para funcionar com quase nenhuma energia, mas sim com um sistema pressurizado, que aproveita a gravidade e as forças do solvente através da membrana a uma taxa constante.

Os trabalhos de filtração com uso de filtros de membranas é muito popular em muitos setores industriais, especialmente na indústria química e de processamento de alimentos e bebidas. Esta técnica reduz o entupimento do sistema, pois o solvente é lentamente filtrado. E ainda há mais uma vantagem: os modelos de filtros de membrana cabem em um espaço compacto, porque as membranas podem ser muito pequenas e ainda trabalham de forma eficiente.

Em algumas atividades, como no caso da gestão de resíduos, manipulação de alimentos industriais, no setor médico e em laboratórios científicos, é essencial o uso de sistemas de filtragem por membranas, já que estes sistemas são geralmente fáceis de usar, embora devam ser inspecionados periodicamente para serem cada vez mais eficazes, precisos e seguros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais